INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO

Autores

  • Marilce da Costa Campos Rodrigues
  • Aline Maria de medeiros Rodrigues Reali
  • Daniela Dotto Machado
  • Jane Borges de Oliveira Santos
  • Marcia Regina Onofre
  • Maria Iolanda Monteiro
  • Terence Peixoto dos Santos

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar reflexões iniciais sobre a pesquisa-intervençáo: “Indicadores de desenvolvimento profissional de docentes que atuam nos anos iniciais (1º., 2º. e 3º anos) do Ensino Fundamental”. A investigaçáo objetiva, por meio da internet, construir e avaliar indicadores de desenvolvimento profissional (ou parâmetros de referência) com esses professores e, simultaneamente, auxiliá-los a reconstruir sua base de conhecimentos para o ensino. A intervençáo toma como base um modelo de interaçáo de pesquisadores da universidade e professores da escola denominado construtivo-colaborativo. Como ferramenta investigativa está sendo utilizada narrativa das professoras participantes do projeto. Uma análise preliminar dos processos vivenciados aponta que a vivência em um grupo de pesquisa colaborativo emerge como uma significativa ferramenta formativa para os participantes da universidade e da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-08-2013

Como Citar

RODRIGUES, M. da C. C.; REALI, A. M. de medeiros R.; MACHADO, D. D.; SANTOS, J. B. de O.; ONOFRE, M. R.; MONTEIRO, M. I.; SANTOS, T. P. dos. INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 8, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/2124. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino