DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

  • Eniel do Espírito Santo Polo Salvador Pituba - Centro Universitário Uninter
  • Luiz Carlos Sacramento da Luz Serviço Social da Indústria, Departamento Regional da Bahia

Resumo

A expansão do ensino de nível superior tem demandado cada vez mais docentes qualificados tanto para responder às exigências conteudistas curriculares quanto para a condução pedagógica no espaço da sala de aula, constituindo-se assim num duplo desafio. Este artigo tem por objetivo discutir os aspectos da didática aplicáveis ao processo de ensino-aprendizagem no nível superior, considerando-se a necessidade de ressignificação dos modelos de ensino visto que as abordagens didáticas tradicionais amiúde deixam de atender às especificidades da contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva que utiliza como fonte de dados uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a temática. O artigo conclui com a premente necessidade de reflexão da práxis didático-pedagógica do docente universitário frente às demandas da sociedade do século XXI e propõe algumas recomendações didáticas visando alavancar o processo de ensino-aprendizagem em adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eniel do Espírito Santo, Polo Salvador Pituba - Centro Universitário Uninter
Doutor em Educaçáo pela UDE- Montevidéu/Uruguai (2008), Mestre em Gestáo Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia (2004), Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela Universidade do Salvador (2002) e Bacharel em Administraçáo pela Universidade Camilo Castelo Branco (1997). Prestou assessoria pedagógica científica como professor convidado na Universidade Lusíada de Angola, em Luanda. Já coordenou os cursos de graduaçáo em Comunicaçáo Social da Faculdade Hélio Rocha - FHR. Atualmente exerce docência universitária  nos cursos de pós-graduaçáo do presenciais do Centro Universitário Uninter, além de atuar como Gestor do Polo Uninter em Salvador, Bahia.
Luiz Carlos Sacramento da Luz, Serviço Social da Indústria, Departamento Regional da Bahia
Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Licenciado em Filosofia. Professor e coordenador do Departamento de Filosofia no SESI-BA – Serviço Social da Indústria e docente nos cursos de pós-graduação  presenciais do Centro Universitário Uninter,  em Salvador, Bahia.
Publicado
18-08-2013
Como Citar
SANTO, E. DO E.; LUZ, L. C. S. DA. DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, n. 8, 18 ago. 2013.
Seção
Fundamentos da Educação e Ensino