INCOMENSURABILIDADE E RACIONALIDADE EM THOMAS KUHN
Resumo
Nesse artigo, pretendo mostrar como a incomensurabilidade entre teorias científicas descrita por Thomas Kuhn, a despeito de ter constituído um forte ataque ao modelo tradicional de racionalidade científica, é perfeitamente compatível com o modelo alternativo oferecido por este autor. Nesse sentido, inicio indicando o que se deve entender por modelo de racionalidade, definição graças a qual é possível avaliar tanto o modelo tradicional quanto o kuhniano. Em seguida, apresento três das características do modelo tradicional e como essas características estavam implícitas no principal grupo de filósofos da ciência na época de Kuhn. Tendo isso em mãos, mostro como este autor, baseando-se numa minuciosa análise historiográfica, contrapõe ao modelo tradicional a ideia de incomensurabilidade. Daí para frente, passo a mostrar como Kuhn compatibiliza essa ideia com um modelo próprio de racionalidade, livrando-se assim da acusação de irracionalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.