ÉTICA, HUMANISMO E TECNOLOGIA: RAÍZES E QUESTIONAMENTOS DO PROJECTO TECNO-COMUNICACIONAL
Resumo
O projecto tecno-comunicacional tem raízes ideológicas e históricas numa utopia humanista e suas expectativas em relaçáo ao desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, a emergência de novas tecnologias da informaçáo e comunicaçáo possibilita novas interpretações e rumos possíveis para o humanismo. Na era do digital e das tecnologias emergentes, da hibridaçáo e do questionamento da sustentabilidade de modelos de desenvolvimento, é possível que o papel dos objectos tecnológicos tenha ultrapassado a sua qualidade básica de mediadores da acçáo humana, sugerindo um estatuto próximo de uma utopia sucessora do humanismo, cujas consequências náo sáo assumidas por pós-humanismos tecnológicos como o trans-humanismo. Esta evoluçáo ideológica sugere uma interpretaçáo segundo a qual o humanismo continua a ser um elemento fundamental da imaginaçáo ultra-tecnológica – ou seja, da tecno-utopia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.