SOBRE AS RELAÇÕES DE CONSEQUÊNCIA LÓGICA E SEMÂNTICAS MULTIVALENTES

Autores

  • Carolina Blasio UNICAMP

Resumo

A noção de consequência lógica criada por Tarski é definida como a preservação da verdade, ou de um conjunto de valores-de-verdade, das premissas para a conclusão.
Uma vez que a noção de relação de consequência tarskiana é definida com base na bipartição dos valores-de-verdade da semântica, um dos resultados que segue de uma lógica tarskiana é que esta lógica pode ser caracterizada por uma semântica bivalente. Este resultado, conhecido como Redução de Suszko, implicaria a não existência de lógicas multivalentes, se não fosse a existência  de noções de relações de consequências generalizadas associadas a semânticas cujo conjunto de valores possuem mais de duas partições. O objetivo do presente trabalho é contribuir para o debate acerca das diferentes noções de relação de consequência e a relação de algumas destas noções com as lógicas multivalentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Blasio, UNICAMP

Doutoranda em Filosofia/UNICAMP.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

BLASIO, C. SOBRE AS RELAÇÕES DE CONSEQUÊNCIA LÓGICA E SEMÂNTICAS MULTIVALENTES. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. Esp, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/9740. Acesso em: 26 fev. 2024.