Fenomenologia nas pesquisas em turismo: análise das dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil

Autores

  • Clébia da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Orlando Alcobia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Moema Hofstaetter Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Karina Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2018v6n2ID13041

Resumo

Na perspectiva de aferir como se vem procedendo metodologicamente e verificar a exata aplicação do método fenomenológico aos estudos em turismo no Brasil, foi realizada neste presente trabalho uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, onde foram analisadas 570 (quinhentos e setenta) dissertações de mestrados acadêmicos, depositadas entre os anos de 2008 e 2016 em todas as instituições aqui examinadas, pertencentes ao território brasileiro. Em um enfoque da busca da compreensão do caminho metodológico foi feita uma análise de dados, observando-se os processos e técnicas utilizadas pelos pesquisadores em questão, tais como entrevistas em profundidade, observação participante e relatos experienciais. Da análise da discussão dos resultados observou-se que, das 570 (quinhentos e setenta) dissertações analisadas, apenas 13 (treze) adotaram o método fenomenológico. Diante deste fato, conclui-se que, dada a necessidade de um embasamento teórico complexo de seu pesquisador, este método é de pouca aplicação nas instituições envolvidas nesta pesquisa. Ademais, a essencialidade da postura neutra de seu pesquisador dificulta muito a caracterização das pesquisas como adotantes do método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando Alcobia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante do curso de doutorado em Turismo no PpgTur da UFRN, com experiência de 8 anos como professor universitário na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane pertencente à Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), afeto ao departamento de Gestão Hoteleira. 
Possui graduação em Gestão Hoteleira pela Universidade do Algarve (Portugal) e mestrado em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Portugal).

Downloads

Publicado

27-12-2018

Como Citar

DA SILVA, C.; ALCOBIA, O.; HOFSTAETTER, M.; MAIA, A. K. Fenomenologia nas pesquisas em turismo: análise das dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 270–290, 2018. DOI: 10.21680/2357-8211.2018v6n2ID13041. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/13041. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)