O impacto da pandemia de Covid-19 na vida dos trabalhadores do setor turístico do Rio Grande do Norte: resultados e reflexões
The economic impact of the Covid-19 pandemic on the lives of workers in tourism sector in Rio Grande do Norte state: results and reflections
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n2ID23464Resumo
O artigo tem por objetivo contextualizar o trabalhador do turismo na crise sanitária, econômica e social provocada pela pandemia Covid-19. Os autores fomentam este debate e sua problematização, através de uma pesquisa regional intitulada “Trabalhador do turismo e a Covid-19 no Rio Grande do Norte”, realizada entre os dias 14 a 22 de julho de 2020, quando ainda se mantinha fechada a maioria do comércio do Estado. Foram observados, o perfil demográfico e socioeconômico dos trabalhadores formais e informais do turismo, análise da renda e jornada antes e durante a pandemia e a expectativa dos trabalhadores sobre o futuro do turismo no RN. Como resultados, as principais consequências econômicas da Covid-19 para os trabalhadores do turismo foram: queda drástica da renda, demissões, flexibilização do contrato de trabalho e, redução da jornada de trabalho, ocasionadas pela diminuição de público a ser atendido. E, para os respondentes da pesquisa, o contexto da pandemia não traz boas expectativas sobre o futuro do turismo. O artigo finaliza com proposições que visam contribuir para o desenvolvimento regional, repensando o trabalho no turismo pós-pandêmico, através da inclusão social e do cuidado com o meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).