A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura

The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature

  • Franciele Cristina Manosso Professora Substituta do Departamento de Turismo (DETUR) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil
  • Thays Cristina Domareski Ruiz Professora adjunta do Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil
  • Marcia Shizue Massukado Nakatani Professora adjunto do Curso de Turismo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil

Resumo

O storytelling tem o poder de informar, persuadir, emocionar, promover apoio e iniciativas na sociedade. Com a mudança no comportamento do consumidor, a popularização da economia da experiência e as inovações tecnológicas, o uso do storytelling aumentou nos últimos anos. Pois, este, enquanto ferramenta vem sendo trabalhado como meio de promover negócios, produtos e serviços e, no caso do turismo, destinos. Com base em um estudo exploratório, este artigo realizou revisões bibliométrica, sistemática e integrativa da literatura para traçar um panorama a respeito do uso do storytelling nas pesquisas acadêmicas em turismo. Para tal, foram empregados os descritores storytelling, marketing e tourism nas bases de dados: Taylor and Francis, Science Direct, Portal da Capes e Scopus. Com as buscas foi possível compilar um corpus de 22 artigos. Os indicadores bibliométricos apontaram que o estudo da temática é recente, visto que os artigos foram publicados nos últimos doze anos e que há uma dispersão espacial dos pesquisadores que investigam a temática. A revisão sistemática apontou dois objetos de estudo: a experiência turística e o marketing de destinos. Portanto, pode-se concluir que a abordagem do storytelling tem sido empregada como ferramenta de marketing tanto em organizações quanto nos destinos, utilizando-o como estratégia de comunicação da marca, evidenciando sua característica de propagar a partir de narrativas, as experiências vivenciadas e transformar as principais características do destino em histórias.

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Biografia do Autor

Franciele Cristina Manosso, Professora Substituta do Departamento de Turismo (DETUR) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil

Doutoranda em Administração (PPGADM/UFPR), Graduação em Turismo (Bacharelado) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Substituta do Departamento de Turismo (DETUR/UFPR), da Universidade Federal do Paran´´a. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4107053155423132

Thays Cristina Domareski Ruiz, Professora adjunta do Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil

Bacharel em Turismo (UNIOESTE), Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI), Doutora em Geografia (PPGEO/UFPR). Professora adjunta do Curso de Turismo da UFPR. http://lattes.cnpq.br/2354612480083767

 

Marcia Shizue Massukado Nakatani, Professora adjunto do Curso de Turismo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil

Bacharel em Turismo (UFPR), Mestre e Doutora em Administração (PPGADM/UFPR). Professora adjunto do Curso de Turismo e professora permanente do PPGTUR/UFPR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6733913313106990

Publicado
22-07-2020
Como Citar
MANOSSO, F. C.; DOMARESKI RUIZ, T. C.; MASSUKADO NAKATANI, M. S. A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura . Revista de Turismo Contemporâneo, v. 8, n. 2, p. 337-358, 22 jul. 2020.
Seção
Artigos