A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura

The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature

Autores

  • Franciele Cristina Manosso Professora Substituta do Departamento de Turismo (DETUR) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil
  • Thays Cristina Domareski Ruiz Professora adjunta do Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil
  • Marcia Shizue Massukado Nakatani Professora adjunto do Curso de Turismo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n2ID16465

Resumo

O storytelling tem o poder de informar, persuadir, emocionar, promover apoio e iniciativas na sociedade. Com a mudança no comportamento do consumidor, a popularização da economia da experiência e as inovações tecnológicas, o uso do storytelling aumentou nos últimos anos. Pois, este, enquanto ferramenta vem sendo trabalhado como meio de promover negócios, produtos e serviços e, no caso do turismo, destinos. Com base em um estudo exploratório, este artigo realizou revisões bibliométrica, sistemática e integrativa da literatura para traçar um panorama a respeito do uso do storytelling nas pesquisas acadêmicas em turismo. Para tal, foram empregados os descritores storytelling, marketing e tourism nas bases de dados: Taylor and Francis, Science Direct, Portal da Capes e Scopus. Com as buscas foi possível compilar um corpus de 22 artigos. Os indicadores bibliométricos apontaram que o estudo da temática é recente, visto que os artigos foram publicados nos últimos doze anos e que há uma dispersão espacial dos pesquisadores que investigam a temática. A revisão sistemática apontou dois objetos de estudo: a experiência turística e o marketing de destinos. Portanto, pode-se concluir que a abordagem do storytelling tem sido empregada como ferramenta de marketing tanto em organizações quanto nos destinos, utilizando-o como estratégia de comunicação da marca, evidenciando sua característica de propagar a partir de narrativas, as experiências vivenciadas e transformar as principais características do destino em histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Cristina Manosso, Professora Substituta do Departamento de Turismo (DETUR) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil

Doutoranda em Administração (PPGADM/UFPR), Graduação em Turismo (Bacharelado) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Substituta do Departamento de Turismo (DETUR/UFPR), da Universidade Federal do Paran´´a. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4107053155423132

Thays Cristina Domareski Ruiz, Professora adjunta do Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil

Bacharel em Turismo (UNIOESTE), Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI), Doutora em Geografia (PPGEO/UFPR). Professora adjunta do Curso de Turismo da UFPR. http://lattes.cnpq.br/2354612480083767

 

Marcia Shizue Massukado Nakatani, Professora adjunto do Curso de Turismo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil

Bacharel em Turismo (UFPR), Mestre e Doutora em Administração (PPGADM/UFPR). Professora adjunto do Curso de Turismo e professora permanente do PPGTUR/UFPR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6733913313106990

Downloads

Publicado

22-07-2020

Como Citar

MANOSSO, F. C.; DOMARESKI RUIZ, T. C.; MASSUKADO NAKATANI, M. S. A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 337–358, 2020. DOI: 10.21680/2357-8211.2020v8n2ID16465. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16465. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)