A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura
The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n2ID16465Resumo
O storytelling tem o poder de informar, persuadir, emocionar, promover apoio e iniciativas na sociedade. Com a mudança no comportamento do consumidor, a popularização da economia da experiência e as inovações tecnológicas, o uso do storytelling aumentou nos últimos anos. Pois, este, enquanto ferramenta vem sendo trabalhado como meio de promover negócios, produtos e serviços e, no caso do turismo, destinos. Com base em um estudo exploratório, este artigo realizou revisões bibliométrica, sistemática e integrativa da literatura para traçar um panorama a respeito do uso do storytelling nas pesquisas acadêmicas em turismo. Para tal, foram empregados os descritores storytelling, marketing e tourism nas bases de dados: Taylor and Francis, Science Direct, Portal da Capes e Scopus. Com as buscas foi possível compilar um corpus de 22 artigos. Os indicadores bibliométricos apontaram que o estudo da temática é recente, visto que os artigos foram publicados nos últimos doze anos e que há uma dispersão espacial dos pesquisadores que investigam a temática. A revisão sistemática apontou dois objetos de estudo: a experiência turística e o marketing de destinos. Portanto, pode-se concluir que a abordagem do storytelling tem sido empregada como ferramenta de marketing tanto em organizações quanto nos destinos, utilizando-o como estratégia de comunicação da marca, evidenciando sua característica de propagar a partir de narrativas, as experiências vivenciadas e transformar as principais características do destino em histórias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).