O Selo de Qualidade ABEOC BRASIL e a sua aplicabilidade às organizadoras de eventos em Pernambuco, Brasil

The ABEOC BRAZIL Quality Seal and its applicability to event organizers in the state of Pernambuco, Brazil

Autores

  • Maria Helena Belchior Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife/PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n0ID16973

Resumo

O estudo apresentado versa quanto à conhecer o selo de qualidade proposto pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC). Pautou-se em métodos e técnicas concernentes à pesquisa de caráter descritivo, do tipo mista, utilizando-se como meios necessários à coleta de dados a entrevista semiestruturada, aplicação de questionários e realização de pesquisa documental. A criação do “Selo de Qualidade ABEOC Brasil”, de 2012 até 2015, contou com 236 empresas inscritas, das quais 225 participaram da etapa referente à aplicação e análise de avaliação diagnóstica. Destas, 99 estiveram aptas à realizar avaliação de conformidade para obtenção do selo sendo um total de 97 habilitadas ao recebimento, sete do estado de Pernambuco. Todo procedimento voltado à conquista do “Selo de Qualidade ABEOC Brasil” pelas empresas do setor de Eventos centrou-se, em aspectos gerais, nas etapas de avaliação diagnóstica preliminar, preparação das empresas para recebimento da auditoria e análise do grau de conformidade aos documentos base de avaliação sendo o processo conduzido por empresas específicas para tal fim. Como resultados nacionais identificou-se o alcance das metas previamente estabelecidas específicas a novas práticas de gestão, adesão das empresas à certificação, obtenção do selo e aumento de faturamento durante a execução do projeto. Verificou-se ainda a necessidade de avaliação acerca dos resultados percebidos à luz das empresas participantes em Pernambuco de modo a se equacionar questões envoltas à publicidade e a ampliação da divulgação dos benefícios intrínsecos àqueles que submeteram à certificação para um melhor atendimento, qualidade nos serviços prestados e ampliação de clientela.

Palavras-chave: ABEOC. Selo de Qualidade. Organizadoras de Eventos. Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Belchior, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife/PE, Brasil

Professora adjunta I do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife/PE, Brasil

E-mail: mhcavalcanti@gmail.com

Downloads

Publicado

09-10-2019

Como Citar

BELCHIOR, M. H. O Selo de Qualidade ABEOC BRASIL e a sua aplicabilidade às organizadoras de eventos em Pernambuco, Brasil: The ABEOC BRAZIL Quality Seal and its applicability to event organizers in the state of Pernambuco, Brazil. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 7, p. 28–46, 2019. DOI: 10.21680/2357-8211.2019v7n0ID16973. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16973. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos