O Turista-fã de artistas musicais
um estudo de caso no Love on tour 2022
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n2ID35396Palavras-chave:
Turismo musical, Turista-fã, Perfil do turista-fã, Eventos musicaisResumo
O turismo musical é um segmento que vem cada vez mais reunindo adeptos em todo o mundo, assim como no Brasil. O turista-fã faz parte de um nicho com características, ações e interesses próprios e que habitualmente realiza o seu deslocamento a fim de participar de eventos musicais no qual o seu artista favorito performa. Nesse sentido, a realização deste estudo de caso tem como foco estabelecer o perfil dos turistas-fãs participantes do evento musical Love on Tour 2022 na cidade de São Paulo, na condição de turista. A pesquisa, de abordagem quantitativa descritiva, pautou a sua coleta de dados a partir de uma amostra de 1.116 respostas das quais 463 fizeram parte do escopo das análises efetuadas. Foi possível identificar o perfil do turista-fã, em especial, no que diz respeito à sua permanência na cidade sede do evento, os seus gastos, interesse em realizar novos deslocamentos e a sua experiência ao realizar o turismo musical. Em face dos resultados é possível afirmar a influência que o segmento de turismo musical é capaz de provocar em seus adeptos o que repercute na cadeia produtiva de um destino turístico. Ademais deve-se considerar que a viagem do turista-fã não se resume a uma viagem única, e sim ao desenvolvimento contínuo do turismo musical sempre que o seu artista favorito realizar um evento musical possível de ser vivenciado.
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