Metodologias utilizadas para pesquisas em turismo de bicicleta
Methodologies used for research in bicycle tourism
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n2ID22142Resumo
Este artigo buscou analisar quais os métodos científicos e os assuntos e temas mais utilizados por pesquisadores em pesquisas sobre o turismo de bicicleta. Para alcançar o objetivo deste trabalho, primeiramente, realizou-se pesquisa em três plataformas de busca, utilizando as palavras-chave cycle tourism, bicycle tourism, bike lane, turismo de bicicleta. Em uma segunda etapa desta seleção foram descartados os artigos que não apresentavam relação com a infraestrutura cicloviária ou relação ao uso da bicicleta como atividade turística. E, no terceiro momento, os artigos foram analisados em relação a sua metodologia. O resultado deste levantamento foi sendo apresentado juntamente com o referencial teórico, seção em que foi explicado de maneira sucinta os tipos de coleta de dados e os tipos de análise de dados utilizados nos artigos selecionados. Posteriormente, pode-se fazer uma reflexão sobre as metodologias encontradas neste lavamento a respeito do turismo de bicicleta e da infraestrutura cicloviária. Esta análise mostrou a existência de diversas metodologias que podem ser utilizadas de diferentes perspectivas sobre um determinado assunto.
Palavras-chave: Análise Metodológica. Infraestrutura Cicloviária. Cicloturismo. Cicloviagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).