Turismo religioso e os impactos do COVID-19 no setor de bares e restaurantes de São José de Ribamar - MA

Autores

  • Maria Soares UFMA
  • Lucyane Rodrigues de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Kláutenys Dellene Guedes Cutrim UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n1ID27125

Resumo

RESUMO

O turismo religioso é um segmento crescente ligado ao calendário de eventos do país, um fenômeno social que por meio dos deslocamentos a festas e espaços religiosos, reúne multidões, adeptos que se utilizam do tripé turístico: transporte, hospedagem e alimentação, proporcionando desenvolvimento econômico as localidades com a geração de emprego e renda. No entanto, a pandemia do COVID-19, a mais severa crise sanitária dos últimos tempos e a necessidade de medidas como isolamento social para conter a disseminação do vírus causaram um profundo impacto a economia mundial, sendo o turismo o setor mais impactado. Nesse sentido, este artigo que é parte final da pesquisa realizada durante a pandemia em São José de Ribamar, cidade conhecida pela cultura religiosa, tem como objetivo apresentar um estudo acerca dos impactos da pandemia no setor de bares e restaurantes. Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica e de campo onde utilizou-se instrumento de questionário sendo aplicado junto aos donos dos empreendimentos que fazem parte do setor turístico que mais fechou postos de trabalho no Brasil, de acordo com o Relatório de Impacto do Ministério do Turismo (2020). A pesquisa foi realizada na cidade em setembro de 2021, durante o festejo de São José de Ribamar, o qual teve parte realizado virtualmente, sem romarias nem procissões. Para os resultados, aponta-se a ausência em maior parte dos empreendimentos, em relação ao uso de mídias digitais para divulgação de produtos e serviços, descontentamento com medidas governamentais, endividamento e melhora com o retorno às atividades, ainda que de forma regular.

 

Palavras-chave: Turismo Religioso. Covid-19. Bares e Restaurantes. Festejo de São José de Ribamar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucyane Rodrigues de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Estudante Graduanda em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão.

Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduada em turismo e especialização em planejamento ambiental pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestra em História pela Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE) e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Júlio de Mesquista Filho (UNESP). É professora do departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA e professora permanente do programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA).

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

SOARES, M.; RODRIGUES DE SOUSA, L. .; GUEDES CUTRIM, . K. D. Turismo religioso e os impactos do COVID-19 no setor de bares e restaurantes de São José de Ribamar - MA. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n1ID27125. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/27125. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos