Turismo e Literatura - crise e resiliência em tempos de pandemia

uma análise a partir da obra “Morte em Veneza” de Thomas Mann.

Autores

  • Ronaldo Leites Diaz UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
  • Luciane Todeschini Ferreira UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID27685

Resumo

A literatura caracteriza-se pelo convite à criação de realidades, provocando o leitor a viajar através do tempo e espaço, conduzindo-o a novos tempos e lugares, tornando o leitor um ser movente. Importante destacar que já há algum tempo vem se aproximando do Turismo, inclusive porque pode ser responsável pela promoção do nascimento do desejo de o leitor conhecer presencialmente os lugares que emergem das páginas dos livros (sendo que esse campo de estudos é abrangido pela Literatura de Turismo).  Porém, essa é uma das perspectivas de aproximação entre turismo e literatura, outras ainda se fazem possíveis.  Por também apresentar visões de mundo de uma determinada época e por produzir conhecimentos, a literatura pode auxiliar na compreensão de uma época, de uma sociedade. Este artigo tem por objetivo analisar, a partir de fragmentos literários, como a Pandemia de Cólera (1912) é retratada na obra “Morte em Veneza”, de Thomas Mann, a partir da relação da personagem Gustav Von Aschenbach, turista em Veneza, com o trade turístico do lugar. A pesquisa, de caráter qualitativo e de abordagem interpretativa, apoia-se nos estudos enunciativos bakhtinianos e literários para analisar a obra literária em questão. Na metodologia, buscou-se, a partir da seleção de extratos que apresentavam o cenário da pandemia, analisar como a mesma foi tratada e representada na narrativa. Na análise interpretativa, observa-se que a pandemia nesta obra surge como pano de fundo, permeando a forma das pessoas se relacionarem. A literatura, portanto, permite que sejam possíveis aproximações do passado com os dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Leites Diaz, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul – UCS , Caxias do sul/RS, Brasil

Luciane Todeschini Ferreira, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – Mestrado e Doutorado da Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

16-05-2023

Como Citar

LEITES DIAZ, R.; TODESCHINI FERREIRA, L. Turismo e Literatura - crise e resiliência em tempos de pandemia: uma análise a partir da obra “Morte em Veneza” de Thomas Mann. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 2, 2023. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n2ID27685. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/27685. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos