Turismo e Literatura - crise e resiliência em tempos de pandemia
uma análise a partir da obra “Morte em Veneza” de Thomas Mann.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID27685Resumo
A literatura caracteriza-se pelo convite à criação de realidades, provocando o leitor a viajar através do tempo e espaço, conduzindo-o a novos tempos e lugares, tornando o leitor um ser movente. Importante destacar que já há algum tempo vem se aproximando do Turismo, inclusive porque pode ser responsável pela promoção do nascimento do desejo de o leitor conhecer presencialmente os lugares que emergem das páginas dos livros (sendo que esse campo de estudos é abrangido pela Literatura de Turismo). Porém, essa é uma das perspectivas de aproximação entre turismo e literatura, outras ainda se fazem possíveis. Por também apresentar visões de mundo de uma determinada época e por produzir conhecimentos, a literatura pode auxiliar na compreensão de uma época, de uma sociedade. Este artigo tem por objetivo analisar, a partir de fragmentos literários, como a Pandemia de Cólera (1912) é retratada na obra “Morte em Veneza”, de Thomas Mann, a partir da relação da personagem Gustav Von Aschenbach, turista em Veneza, com o trade turístico do lugar. A pesquisa, de caráter qualitativo e de abordagem interpretativa, apoia-se nos estudos enunciativos bakhtinianos e literários para analisar a obra literária em questão. Na metodologia, buscou-se, a partir da seleção de extratos que apresentavam o cenário da pandemia, analisar como a mesma foi tratada e representada na narrativa. Na análise interpretativa, observa-se que a pandemia nesta obra surge como pano de fundo, permeando a forma das pessoas se relacionarem. A literatura, portanto, permite que sejam possíveis aproximações do passado com os dias atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).