Intencionalidade Pedagógica na Gestão Pública do Turismo
Apresentação e análise de estratégia metodológica de ciclo aplicada em cidade educadora brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2025v13n2ID38333Palavras-chave:
Turismo Essencialmente Pedagógico, Cidades Educadoras, Intencionalidade pedagógica, Políticas públicas de Turismo, Estratégia metodológica de CicloResumo
Este artigo objetiva descrever, analisando, estratégia metodológica de ciclo processual construída e desenvolvida em uma Cidade Educadora (CE) brasileira e a sua contribuição na perspectivação da dimensão pedagógica intrínseca ao turismo no âmbito das CEs (Associação Internacional de Cidades Educadoras - AICE). Na ampliação conceitual proposta, o turismo é compreendido como essencialmente pedagógico. Nessa linha interpretativa, o turismo sempre enseja aprendizagens, ou seja, carrega em si o aprender e o conhecer. (Lima & Ferreira, 2024). Já o Ciclo de processo de (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico é compreendido como estratégia que contempla oito etapas que vão desde a “Articulação e Aproximação” ao “Monitoramento e Avaliação”. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se por sua natureza qualitativa e por seu caráter exploratório-empírico. Durante a construção e aplicação do Ciclo, que foi desenvolvido em seis encontros, a partir da técnica discursiva-enunciativa (Bakhtin/Volochinov, 2009), fez-se a análise dos discursos dos participantes envolvidos no processo. Como resultados, a partir da síntese-interpretativa dos sinalizadores discursivos identificados, aponta-se para o caráter da estratégia do Ciclo: elemento propulsor de articulação entre os diferentes segmentos da gestão pública, já que os coloca em diálogo e em construção coletiva. Também possibilita que os envolvidos nessa dinâmica reconheçam o turismo como agente promotor e protagonista de aprendizagens. Enfim, como estratégia metodológica, o Ciclo pode potencializar o desenvolvimento de ações turístico-pedagógicas que, de forma intencional, impulsionam a latência turístico-pedagógica da CE, contribuindo para efetivação de seus princípios.
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