Contributo do Enoturismo em São Joaquim/SC na percepção dos residentes
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID27785Resumo
O desenvolvimento do turismo numa região causa impactos na comunidade que são percebidos de forma positiva ou negativa, formando uma imagem pelos residentes. Definiu-se como objetivo geral desta pesquisa: Analisar os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais do Enoturismo para São Joaquim/SC na perspectiva dos residentes. São Joaquim/SC é um destino tradicional pelo turismo de inverno e o principal produtor nacional de maçãs. Recentemente entrou no cenário nacional como um produtor de vinhos finos e, consequentemente, iniciam as atividades do enoturismo, pessoas apreciadoras e interessadas nos vinhos da região. O referencial teórico contemplou os temas do enoturismo, percepção dos residentes dos impactos e reflexos da atividade do turismo. Utilizou-se dos recursos da pesquisa exploratória-descritiva, com corte transversal, delineamento quantitativo e procedimentos de levantamento. Foram aplicados questionários à uma amostra não aleatória de residentes, apoiado na mídia social. Para a análise dos dados foram utilizados testes de análise de confiabilidade, estatística descritiva, com base no SPSS. Como resultados da pesquisa identificou-se o perfil dos respondentes a participação e envolvimento nas atividades das vinícolas, bem como identificou-se os benefícios pessoais e impactos econômicos, socioculturais e ambientais como reflexo das atividades do enoturismo mais percebidos pelos residentes. Verificou-se também que os proprietários de imóveis têm uma percepção maior do que a dos não proprietários. Constata-se que os gestores das vinícolas devem incluir em seus planejamentos estratégicos ações para integrar a comunidade, os residentes nas atividades do Enoturismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).