Turismo Pedagógico em Contexto de Patrimônio Natural e Cultural da Vila de Paranapiacaba em Santo André - SP
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n1ID30637Resumo
A Vila de Paranapiacaba, que se encontra no município de Santo André-SP, em meio a Serra do Mar e é uma área de mananciais e de Unidades de Conservação da Mata Atlântica. A construção da Vila guarda um Patrimônio Material e Imaterial decorrente do histórico de construção da ferrovia, com a forte influência da cultura Inglesa. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a proposição de um roteiro de turismo de experiência, pedagógico e ou excursionista de 1 dia sob a perspectiva de modelos de cadeias produtivas sustentáveis. A proposta foi organizada em Estações de modo a facilitar a Educação Patrimonial e a Educação Ambiental no contexto da Vila de Paranapiacaba. O perfil de população atual da Vila é composto por descendentes das famílias ferroviárias que a ocupam desde sua fundação e por ocupações mais recentes de famílias em situação de vulnerabilidade social. Dentre as atividades de cadeias produtivas, constatou-se um forte potencial local para o Turismo Excursionista ou Pedagógico fundamentado no turismo de Experiência na natureza e no patrimônio e ou Turismo de 1 dia. O Turismo de Experiência pode ser desenvolvido em Estações como estratégia pedagógica de modo a facilitar a circulação de visitantes sem extrapolar a capacidade de carga do espaço arquitetônico preservado. O Turismo de Experiência, excursionista pedagógico de 1 dia pode atrair público de escolas da Capital nos dias da semana de modo a equilibrar a economia local e fomentar a conservação do patrimônio histórico-cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).