Ginga com tapioca: gastronomia do mercado da Redinha como atrativo turístico

Autores

  • Charllys de Oliveira Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil
  • Sueli Aparecida Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil; http://orcid.org/0000-0002-0558-5808
  • Alicia Cabral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN;
  • Ana Caroline Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil
  • Maria Luiza Mesquita Royal Prestige do Brasil Sistema de Cozinha Saudável.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n1ID7845

Palavras-chave:

Turismo Cultural, Mercado da Redinha, Natal-RN, Gastronomia Regional.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o Mercado da Redinha enquanto potencial turístico gastronômico, através da comercialização da ginga com tapioca, um prato típico da cidade de Natal. Apesar de também ser comercializado por vendedores ambulantes nas principais praias do litoral natalense, o Mercado Público da Redinha é o ponto original onde se comercializa esse prato. Muitos turistas que visitam a capital potiguar desejam conhecer a gastronomia típica, mas o mercado atrai especialmente turistas locais e moradores como opção de entretenimento. Realizou-se um estudo de natureza quantitativa descritiva, cujos dados foram obtidos através de formulário composto por 15 questões respondidas por 31 usuários do Mercado. Para análise, as questões foram organizadas em categorias que abrangeram o perfil dos usuários e suas opiniões em relação à infraestrutura do mercado, à frequência de visitação, meio de divulgação que os levou a conhecer o Mercado, percepção sobre qualidade de acesso e demandas de melhorias. Em relação à gastronomia, indagou-se sobre o cardápio servido, o gosto e apresentação do prato, o valor cobrado e a opinião sobre a qualidade do atendimento. Os resultados evidenciaram pontos negativos como a falta de saneamento adequado e regular que também comprometia a higiene; bem como a falta de infraestrutura como principal reclamação entre os entrevistados. Em relação aos pontos positivos foram incluídos: preço justo, bom atendimento e gosto agradável do prato. A maioria dos entrevistados indicaria o mercado a outros e, apesar dos diversos problemas apontados, os usuários, especialmente, do sexo masculino, são atraídos em busca da ginga com tapioca para beber com amigos na semana. A revisão da dinâmica interna do Mercado pode fomentar como estratégia para incluí-lo no roteiro do turismo gastronômico regional.

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Biografia do Autor

Charllys de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil

Bacharel em Turismo. Deptº de Turismo DETUR/CCSA/UFRN;

Sueli Aparecida Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil;

 Prof. Adjunto. Deptº de Turismo DETUR/CCSA/UFRN: Área Gastronomia e Turismo;

Alicia Cabral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN;

EAD/Profa. Dra. Psicobiologia;

Ana Caroline Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil

Graduanda em Turismo. Deptº de Turismo DETUR/CCSA/UFRN;

Maria Luiza Mesquita, Royal Prestige do Brasil Sistema de Cozinha Saudável.

Especialista em Gastronomia. Graduanda em Historia - UFRN.

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Publicado

30-06-2016

Como Citar

LIMA, C. de O.; MOREIRA, S. A.; CABRAL, A.; SILVA, A. C.; MESQUITA, M. L. Ginga com tapioca: gastronomia do mercado da Redinha como atrativo turístico. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 4, n. 1, 2016. DOI: 10.21680/2357-8211.2016v4n1ID7845. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/7845. Acesso em: 26 abr. 2024.

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