E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior em Portugal

  • Pedro M.G.L. Cascada ESGHT da Universidade do Algarve
  • Carlos M.R. Sousa ESGHT da Universidade do Algarve
  • Marisol B. Correia ESGHT da Universidade do Algarve
  • Célia M.Q. Ramos ESGHT da Universidade do Algarve

Resumo

O ensino à distância está cada vez mais presente nas instituições de ensino, em todos os níveis, através da utilização cada vez mais frequente das capacidades disponibilizadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

Neste âmbito, o e-Learning assume um papel cada vez mais importante para a disseminação do ensino à distância, sendo cada vez mais utilizado nos diversos níveis de ensino, com destaque para o ensino superior.

Neste trabalho pretende-se caracterizar o ensino à distância, dando uma especial atenção ao e-Learning, às suas características, funcionalidades e formas de utilização que lhe estão associadas, bem como um enquadramento do momento atual de utilização do e-Learning. O caso de estudo foi aplicado a através de um questionário (online) aplicado a estudantes de uma unidade curricular (UC) do ensino superior português.

Com os resultados obtidos no estudo obteve-se uma clara opinião por parte dos inquiridos sobre a importância das funcionalidades e pedagogias associadas ao e-Learning, e se devem ser mais utilizadas e desenvolvidas no futuro. Por outro lado, verificou-se que uma maior frequência de utilização deste tipo de ferramentas pode corresponder a um melhor desempenho dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro M.G.L. Cascada, ESGHT da Universidade do Algarve

Departamento: Informática

Área: Sistemas e Tecnologias de Informação

Carlos M.R. Sousa, ESGHT da Universidade do Algarve

Departamento: Informática

Área: Sistemas e Tecnologias de Informação

Marisol B. Correia, ESGHT da Universidade do Algarve

Departamento: Informática

Área: Sistemas e Tecnologias de Informação

Célia M.Q. Ramos, ESGHT da Universidade do Algarve

Departamento: Informática

Área: Sistemas e Tecnologias de Informação

Referências

Attwell, G. (2007). The Personal Learning Environments - the future of eLearning?. eLearning Papers, 2 (1). Acedido a 22/8/2008. Disponível em: http://www.elearningeuropa.info/files/media/media11561.pdf

Bartolomé, A. (2008). Web 2.0 and New Learning Paradigms. eLearning Papers, 8. Acedido a 20/8/2008 . Disponível em http://www.elearningeuropa.info/files/media/media15529.pdf

Bettencourt, T. & Abade, A. (2007). Mundos virtuais de aprendizagem e de ensino – uma caracterização inicial. In Marcelino, M.J. e Silva, M.J. (org.) Actas do IX Simpósio Internacional de Informática Educativa. Porto.

Bielschowsky, C., Laaser, W., Mason, R., Sangra, A. & Hasan, A. (2009). Reforming distance learning higher education in Portugal. Ministério da Ciência e Ensino Superior. Acedido em 10/8/2010. Disponível em: http://www.univ-ab.pt/pdf/news/panel_report.pdf

Bonilla, M. (2003). e-Learning: estratégias de formação e desenvolvimento económico. revista da FACED Vol. 8, No 7.

Bottentuit, J. & Coutinho, C. (2008). As ferramentas da Web 2.0 no apoio à tutória na formação em e-learning. In Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Educacion (AFIRSE), Tutória e Mediação em Educação: Novos desafios à investigação Educacional. Lisboa. Portugal.

Cação, R (2003). O e-learning como oportunidade de negócio. Sociedade Portuguesa de Inovação, S.A.. 1ª Edição. Porto

Cação, R. & Dias, P. (2003). Introdução ao E-Learning. Sociedade Portuguesa de Inovação, S.A.. 1ª Edição. Porto.

Castillo-Merino, D. & Sjöeberg, M. (2008). A Theoretical Framework for the Economics of E-learning. In Economics of e-learning [online monograph]. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC). Vol.5, no.I. UOC.

Coutinho, C. & Bottentuit, J. (2007). Collaborative Learning Using Wiki: A Pilot Study With Master Students In Educational Technology In Portugal. Acedido em 17/7/2008. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/dspace/bitstream/1822/6720/1/Edmedia2007.pdf

Dimitrova, V., Lau, L. & Bek, A. L. (2008). Sharing of Community Practice Through Semantics: A Case Study in Academic Writing. In Proceedings of the International Workshop on Ontologies and Semantic Web for E-Learning (SWEL). 30-39.

Garrison, D. & Kanuka, H. (2004). Blended learning: Uncovering its transformative potential in higher education. Internet and Higher Education. 7: 95−105

Ghali, A. E., Tifous, A., Buffa, M., Giboin, A. & Dieng-Kuntz R. (2007). Using a Semantic Wiki in Communities of Practice. In Proc. of the Workshop on Building Technology Enhanced Learning Solutions for Communities of Practice. 22-31.

Greenberg, L. (2002). LMS and LCMS: What's the Difference?. Acedido a 20 de Maio de 2008. Disponível em: http://www.learningcircuits.org/2002/dec2002/greenberg.htm

Gruber, T. (2008). Collective knowledge systems: Where the Social Web meets the Semantic Web. Journal of Web Semantics 6(1). 4–13.

Horizon Report. (2008). The Horizon Report: 2008 Edition. A collaboration between The New Media Consortium and the EDUCAUSE Learning Initiative (ELI) an EDUCAUSE program. The New Media Consortium. Acedido a 30/01/2010. Disponível em: http://www.nmc.org/pdf/2008-Horizon-Report.pdf

Kahiigi, E.K., Ekenberg, L., Hansson, H., Tusubira, F.F. & Danielson, M. (2008). Exploring the e-Learning State of Art. The Electronic Journal of e-Learning. 6 (2): 77-88.

Laudon, K.C. & Laudon, J.P. (2008) Management Information Systems. New Jersey: Prentice Hall International Inc.

Maroco, J. (2007). Análise Estatística com utilização do SPSS. Lisboa. Edições Sílabo

Masie, E. (2000). Blended Learning: The Magic is the mix. In Rossett, A (ed). The ASTD E-Learning Handbook. Nova York. McGraw-Hill.

O'Malley, C., Vavoula, G., Glew, J.P., Taylor, J., Sharples, M., Lefrere, P., Lonsdalem, P., Naismith, L. & Waycott, J. (2005). MOBILearn WP4 - Pedagogical methodologies and paradigms. Acedido a 13/8/2009. Disponível em: http://www.mobilearn.org/download/results/public_deliverables/MOBIlearn_D4.1_Final.pdf

Rosenberg, M.J. (2001). E-learning. Strategies for Delivering Knowledge in the Digital Age. Nova York. McGraw-Hill.

Rosenberg, M. J. (2006). Beyond e-learning. São Francisco. Pfeiffer.

Schaffert, S., Bischof, D., Bürger, T., Gruber, A., Hilzensauer, W. & Schaffert, S. (2006). Learning with Semantic Wikis. In SemWiki Workshop at the European Semantic Web Conference (ESWC). 109-123.

Sotani, S., Mizoguchi, R., Bittencourt, I. I. & Costa, E. (2008). Web 3.0: Os Rumos Da Web Semântica e da Web 2.0 Nos Ambientes Educacionais. In Actas do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. London. Kogan Page.

Wexler, S., Grey, N., Miller, D.A., Nguyen, F. & Barneveld, A. (2008) Guild Research 360° - Report on Learning Management Systems. The eLearning Guild. Acedido em 5/7/2008. Disponível em: http://www.elearningguild.com/

Publicado
01-07-2014
Como Citar
CASCADA, P. M.; SOUSA, C. M.; CORREIA, M. B.; RAMOS, C. M. E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior em Portugal. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 2, n. 1, 1 jul. 2014.
Seção
Artigos