E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior em Portugal

Autores

  • Pedro M.G.L. Cascada ESGHT da Universidade do Algarve
  • Carlos M.R. Sousa ESGHT da Universidade do Algarve
  • Marisol B. Correia ESGHT da Universidade do Algarve
  • Célia M.Q. Ramos ESGHT da Universidade do Algarve

Resumo

O ensino à distância está cada vez mais presente nas instituições de ensino, em todos os níveis, através da utilização cada vez mais frequente das capacidades disponibilizadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

Neste âmbito, o e-Learning assume um papel cada vez mais importante para a disseminação do ensino à distância, sendo cada vez mais utilizado nos diversos níveis de ensino, com destaque para o ensino superior.

Neste trabalho pretende-se caracterizar o ensino à distância, dando uma especial atenção ao e-Learning, às suas características, funcionalidades e formas de utilização que lhe estão associadas, bem como um enquadramento do momento atual de utilização do e-Learning. O caso de estudo foi aplicado a através de um questionário (online) aplicado a estudantes de uma unidade curricular (UC) do ensino superior português.

Com os resultados obtidos no estudo obteve-se uma clara opinião por parte dos inquiridos sobre a importância das funcionalidades e pedagogias associadas ao e-Learning, e se devem ser mais utilizadas e desenvolvidas no futuro. Por outro lado, verificou-se que uma maior frequência de utilização deste tipo de ferramentas pode corresponder a um melhor desempenho dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro M.G.L. Cascada, ESGHT da Universidade do Algarve

Departamento: Informática

Área: Sistemas e Tecnologias de Informação

Carlos M.R. Sousa, ESGHT da Universidade do Algarve

Departamento: Informática

Área: Sistemas e Tecnologias de Informação

Marisol B. Correia, ESGHT da Universidade do Algarve

Departamento: Informática

Área: Sistemas e Tecnologias de Informação

Célia M.Q. Ramos, ESGHT da Universidade do Algarve

Departamento: Informática

Área: Sistemas e Tecnologias de Informação

Downloads

Publicado

01-07-2014

Como Citar

CASCADA, P. M.; SOUSA, C. M.; CORREIA, M. B.; RAMOS, C. M. E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior em Portugal. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 2, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/5087. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)