Parque das Nações Indígenas: área de interesse turístico, qualidade de vida e lazer na cidade de Campo Grande – MS

Autores

  • Marta Regina da Silva Melo Anhanguera-UNIDERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal)
  • Liliane Raquel Nunes Bega Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Nívia Mara de Freitas Melo Taveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Alaíde Brum de Mattos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O Parque das Nações Indígenas constitui uma área verde urbana de relevante interesse histórico-social, sobressaindo-se pelo seu potencial e pela sua importância para o desenvolvimento de atividades turísticas e de práticas que refletem aspectos de qualidade de vida e lazer. Localizado na porção leste de Campo Grande - MS, é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo. O município resguarda elementos do meio ambiente e do patrimônio cultural local, tais como: nascentes e cursos d’água de pequenos tributários hidrográficos que drenam a cidade, Unidades de Conservação de proteção integral e de uso sustentável, sítios arqueológicos e reservas naturais consideradas de fundamental importância para a conservação e proteção da vida. O presente estudo apresentou como principal objetivo reconhecer e destacar o potencial do Parque das Nações Indígenas como área de interesse turístico e de qualidade de vida e lazer, em virtude da sua função social e cultural que desempenha na forma de uso e ocupação do solo. A metodologia utilizada para a estruturação dessa pesquisa foi de caráter qualitativo, conduzida por meio da pesquisa de campo e revisão de literatura. A estrutura e a distribuição dos equipamentos no espaço mostraram-se favoráveis para elevar o grau de conscientização quanto à sustentabilidade local, importância ambiental, critérios para fins turísticos, e como local destinado ao ensino, à pesquisa e extensão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Regina da Silva Melo, Anhanguera-UNIDERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, da Universidade Anhanguera - Uniderp.

Liliane Raquel Nunes Bega, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Turismo

Nívia Mara de Freitas Melo Taveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Turismo

Alaíde Brum de Mattos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora Mestra do Curso de Turismo com Ênfase em Empreendedorismo e Políticas Públicas

Downloads

Publicado

30-12-2015

Como Citar

DA SILVA MELO, M. R.; NUNES BEGA, L. R.; DE FREITAS MELO TAVEIRA, N. M.; DE MATTOS, A. B. Parque das Nações Indígenas: área de interesse turístico, qualidade de vida e lazer na cidade de Campo Grande – MS. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/7752. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos