Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades no cenário turístico de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Autores

  • Marta Regina da Silva Melo Anhanguera-UNIDERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal)
  • Djanires Lageano Neto de Jesus Professor efetivo do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2018v6n1ID12375

Palavras-chave:

Mulheres Empreendedoras. Gestão de Negócios. Turismo. Desenvolvimento.

Resumo

Atividades turísticas abrangem diversas áreas transversais da cadeia produtiva, ao passo que o empreendedorismo feminino pode ser considerado uma tendência que se caracteriza pelo crescimento acelerado em todo o mundo. O presente estudo tem como objetivo analisar a atuação da mulher empreendedora no setor de turismo e a contribuição para o desenvolvimento em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O método utilizado foi baseado na análise de conteúdo de Bardin, a partir de duas amostras compostas pelo público feminino atuante no contexto empreendedor da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Campo Grande (BPW-CG); e com mulheres empreendedoras que atuam no setor de turismo local. Os resultados da pesquisa indicaram que a representatividade das mulheres empreendedoras no setor de turismo busca atenuar os problemas resultantes da inconsistência do desenvolvimento das atividades turísticas. Além disso, constatou-se que 48,57% das mulheres empreendedoras apresentaram nível superior completo, em acordo com os dados apresentados pelo IBGE e o SEBRAE, no qual é relatado o crescimento do nível educacional das mulheres empreendedoras. Portanto, empreender no setor de turismo vai além de uma visão mercadológica e está associado à capacidade de envolver pessoas e, sobretudo, devido ao dinamismo feminino que enriquece e diversifica o campo do empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Regina da Silva Melo, Anhanguera-UNIDERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, da Universidade Anhanguera - Uniderp.

Djanires Lageano Neto de Jesus, Professor efetivo do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Graduação em Turismo; Graduação em Administração pela UNIGRAN; Mestrado em Geografia/Desenvolvimento Regional (Linha de Pesquisa em Desenvolvimento Regional) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; e Doutorado em Geografia/Desenvolvimento Regional (Linha de Pesquisa Produção e Transformação do Espaço Urbano-Regional) pela Universidade Federal do Paraná. Professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (graduação e pós graduação). Diretor Geral e Docente da UNIGRAN Capital.

Referências

Amorim, R. O. & Batista, L. E. (2012). Empreendedorismo feminino: razão do empreendimento. Pitágoras, 3(3), 1-3.

Ateljevic, J. & Page, S. (2011). Introdução. In: Ateljevic, J, Page, S. J, Almeida, M. V. (Org.). Turismo e empreendedorismo, p. 12-17. Rio de Janeiro: Elsevier.

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Lisboa. Edições 70.

Bomfim, L. C. S. & Teixeira, R. M. (2015). Empreendedorismo Feminino: desafios Enfrentados por Empreendedoras na Gestão de Pequenos Negócios no Setor de Turismo. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 9(2), 48-69.

Chell, E. (2011). Introdução e visão geral sobre o empreendedor e o processo de empreendedorismo. In: Ateljevic, J. & Page, S. J.; Almeida, M. V. Turismo e empreendedorismo. Rio de Janeiro: Elsevier.

Dencker, A. F. M. (2007). Pesquisa em Turismo: planejamento, métodos e técnicas. 9. ed. São Paulo: Futura.

Ferreira, J. M. & Nogueira, E. E. S. (2013). Mulheres e suas Histórias: razão, sensibilidade e subjetividade no Empreendedorismo Feminino. Revista de Administração Contemporânea, 17(4), 398-417.

Gastal, S. & Moesch, M. M. (2007). Turismo, políticas públicas e cidadania. São Paulo: Aleph.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor. (2010). Empreendedorismo no Brasil. Relatório Nacional. Curitiba: IBPQ.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Gomes, A. F. (2006). Mulheres empreendedoras. Vitória da Conquista - BA: UESB.

Gouvêa, A. B. C. T., Silveira, A. & Machado, H. P. V. (2013). Mulheres Empreendedoras: compreensões do empreendedorismo e do exercício do papel desempenhado por homens e mulheres em organizações. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2(2), 32-54.

Hisrich, R. D.; Peters, M. P. & Shepherd, D. A. (2014). Empreendedorismo. 9 ed. Porto Alegre: Bookman.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2015). Pesquisa Mensal de Serviços. Recuperado em 10 de dezembro, 2015, de http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/servicos/pms/

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2016). Cidades. Recuperado em 10 de junho, 2016, de http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2014). Estatística de gênero: uma análise dos resultados do censo demográfico - 2014. Recuperado em 11 de abril, 2016, de http://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2016). Censo Demográfico 2010: Características urbanísticas do entorno dos domicílios. Recuperado em 11 de abril, 2016, de http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/entorno/default_entorno.shtm

Maders, A. M. & Angelin, R. (2010). A construção da equidade nas relações de gênero e o movimento feminista no Brasil: avanços e desafios. Cadernos de Direito, 10(19), 91-115.

Melhado, J. P., Plaster, J. & Yoong, P. S. Empreendedores brasileiros: perfis e percepções, 2013. Recuperado em 10 de agosto, 2015, de http://www.cref14.org.br/documentos_download/empreendedores.pdf

Moesch, M. M. (2000). A produção do saber turístico. São Paulo: Contexto.

Natividade, D. R. (2009). Empreendedorismo feminino no Brasil: políticas públicas sob análise. Revista de Administração Pública, 43(1), 231-56.

Nissan, E., Carrasco, I. & Y Castaño, M. (2012). Women Entrepreneurship, Innovation and Internationalization. In: Galindo, M., & Ribeiro, D. (eds.), Women’s Entrepreneurship and Economics. New Perspectives, Practices and Policies. p. 125-142.

Nogami, V. K. C., Medeiros, J. & Faia, V. S. (2014). Análise da evolução da atividade empreendedora no Brasil de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) entre os anos de 2000 e 2013. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 3(3), 31-76.

OMT, Organização Mundial do Turismo. (2001). Introdução ao turismo. São Paulo: Roca.

Oliveira, K. B., Lopes, G. S. C., Watanabe, M. & Yamaguchi, C. K. (2015). Duarte, R. Estudo do empoderamento na perspectiva das mulheres. Revista Pretexto, 16(4), 82-99.

Paiva, M. G. M. (1995). Sociologia do turismo. Campinas, SP: Papirus.

Peeters, L. W. J. & Ateljevic, I. (2011). A ligação do empoderamento e do empreendedorismo feminino: processo de inovação social. In: Ateljevic, J., Page, S. J., & Almeida, M. V. Turismo e empreendedorismo. Rio de Janeiro: Elsevier.

Rodrigues, R. B., Melo, M. C. O. L. & Lopes, A. L. M. (2016). Gênero Feminino no Empreendedorismo de Sucesso em Minas Gerais: Estudo de Casos. Organizações em contexto, 12(23), 143-172.

Ruschmann, D. V. M. & Solha, K. T. (2004). Turismo: uma visão empresarial. Barueri-SP: Manole.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2014). Mulher de negócios: empreendedorismo feminino em pauta. Campo Grande: SEBRAE.

Sehgal, A. (2014). Synergy between Women Entrepreneurship and Empowerment. II TM Journal of Management and IT, 5(2), 26-31.

Silva, A. C. C. J., Furtado, J. H. & Zanini, R. R. (2015). Evolução do empreendedorismo no Brasil baseada nos indicadores do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Revista Produção Online, 15(2), 758-780.

Scott, J. W. (1990). Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Sociedade, 16(2), 5-22.

Tonelli, M. J. & Andreassi, T. (2013). Mulheres empreendedoras. GV Executivo, 12(1), 50-53.

Vieira, J. A. (2005). A Identidade da mulher moderna. Delta, 2, 207-238.

WTO. World Tourism Organization – UNWTO (2010). Global report on women in tourism: Preliminary findings. Recuperado em 10 de abril, 2016, de http://www2.unwto.org/sites/all/files/pdf/folleto_globarl_report.pdf

Downloads

Publicado

14-06-2018

Como Citar

DA SILVA MELO, M. R.; NETO DE JESUS, D. L. Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades no cenário turístico de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 6, n. 1, 2018. DOI: 10.21680/2357-8211.2018v6n1ID12375. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/12375. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)