Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades no cenário turístico de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Autores

  • Marta Regina da Silva Melo Anhanguera-UNIDERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal)
  • Djanires Lageano Neto de Jesus Professor efetivo do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2018v6n1ID12375

Palavras-chave:

Mulheres Empreendedoras. Gestão de Negócios. Turismo. Desenvolvimento.

Resumo

Atividades turísticas abrangem diversas áreas transversais da cadeia produtiva, ao passo que o empreendedorismo feminino pode ser considerado uma tendência que se caracteriza pelo crescimento acelerado em todo o mundo. O presente estudo tem como objetivo analisar a atuação da mulher empreendedora no setor de turismo e a contribuição para o desenvolvimento em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O método utilizado foi baseado na análise de conteúdo de Bardin, a partir de duas amostras compostas pelo público feminino atuante no contexto empreendedor da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Campo Grande (BPW-CG); e com mulheres empreendedoras que atuam no setor de turismo local. Os resultados da pesquisa indicaram que a representatividade das mulheres empreendedoras no setor de turismo busca atenuar os problemas resultantes da inconsistência do desenvolvimento das atividades turísticas. Além disso, constatou-se que 48,57% das mulheres empreendedoras apresentaram nível superior completo, em acordo com os dados apresentados pelo IBGE e o SEBRAE, no qual é relatado o crescimento do nível educacional das mulheres empreendedoras. Portanto, empreender no setor de turismo vai além de uma visão mercadológica e está associado à capacidade de envolver pessoas e, sobretudo, devido ao dinamismo feminino que enriquece e diversifica o campo do empreendedorismo.

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Biografia do Autor

Marta Regina da Silva Melo, Anhanguera-UNIDERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, da Universidade Anhanguera - Uniderp.

Djanires Lageano Neto de Jesus, Professor efetivo do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Graduação em Turismo; Graduação em Administração pela UNIGRAN; Mestrado em Geografia/Desenvolvimento Regional (Linha de Pesquisa em Desenvolvimento Regional) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; e Doutorado em Geografia/Desenvolvimento Regional (Linha de Pesquisa Produção e Transformação do Espaço Urbano-Regional) pela Universidade Federal do Paraná. Professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (graduação e pós graduação). Diretor Geral e Docente da UNIGRAN Capital.

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Publicado

14-06-2018

Como Citar

DA SILVA MELO, M. R.; NETO DE JESUS, D. L. Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades no cenário turístico de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 6, n. 1, 2018. DOI: 10.21680/2357-8211.2018v6n1ID12375. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/12375. Acesso em: 3 jul. 2024.

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