SATISFAÇÃO DOS ALUNOS COM O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n1ID11663Palavras-chave:
Satisfação. Estudantes. Ciências Contábeis.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar como o interesse do estudante (IE) e o envolvimento do professor (EP) influenciam na satisfação geral (SG) dos alunos de graduação em Ciências Contábeis em diferentes tipos de Instituições de Ensino Superior (IES). Para tanto se levantaram dados em duas universidades, uma pública e gratuita e outra comunitária e de ensino pago, e num centro universitário privado e com finalidade lucrativa. Os dados foram obtidos com um questionário respondido numa escala de concordância pelos alunos. Também se levantaram variáveis sociodemográficas para analisar a influência de outros fatores. No marco teórico se focalizou na qualidade dos serviços educacionais e na satisfação que eles produzem. Os procedimentos metodológicos incluíram comparações de médias e análise de regressão a partir dos escores fatoriais gerados para cada constructo. Os resultados obtidos permitem concluir que o gênero não influencia na satisfação, mas os estudantes dos períodos iniciais mostram-se mais satisfeitos. Por sua vez, o envolvimento do professor e o interesse do estudante têm influencia sobre a satisfação geral, contudo de maneira diferente. No centro universitário EP e IE apresentam um poder explicativo maior da SG, embora a satisfação nesse tipo de IES seja estatisticamente menor que nas duas universidades. As implicâncias práticas destes achados podem contribuir para uma melhor adequação do currículo do curso e dos planos de ensino dos docentes.
Downloads
Referências
ALBERTON, L.; CARDOSO, O. R.; COSTA, J. I. P. Análise da implantação da qualidade total em uma instituição pública de educação. Florianópolis: Ed. UFSC, 1999.
AWAN, A. M.; REHMAN, M. A. Antecedents of higher degree students’ satisfaction: a developing country perspective. Middle-East Journal of Scientific Research, 18 (5): 651-659, 2013.
BORTOLOTTI, S. L. V.; PIÑERO VERDINELLI, M. E.; VERDINELLI, M. A. Avaliando a satisfação de alunos do ensino superior pelo curso que frequentam: um subsídio para a gestão universitária. In: Anais... IV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 2004.
BROCHADO, A. Comparing alternative instruments to measure service quality in higher education. Quality Assurance in Education, 17 (2): 174-190, 2009.
BYRNE, B. M. Structural equation modeling with Amos. 2ª Edição. Nova York: Routledge, 2010.
CHURCHILL JR., G. A. A Paradigm for developing better measures of marketing constructs. Journal of Marketing Research, 16 (1): 64-74, 1979.
CODA, R. & SILVA, D. Sua escola de administração é uma excelente escola para se estudar? Descobrindo dimensões de alunos em cursos de administração: uma contribuição metodológica. In: Anais... XXVIII Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, 2004.
DE FARIA, A. C.; de COME, E.; POLI, J.; FELIPE, Y. X. O grau de satisfação dos alunos do curso de ciências contábeis: busca e sustentação da vantagem competitiva de uma IES privada. Enfoque: Reflexão Contábil [online], 25: 25-36, 2006.
DOUGLAS, J.; McCLELLAND, R.; DAVIES, J. The development of a conceptual model of student satisfaction with their experience in higher education. Quality Assurance in Education, 16 (1): 19-35, 2006.
FINGER, A. B. A qualidade dos cursos de mestrado em administração: uma avaliação pela percepção discente. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
FINNEY, S. J.; DiSTEFANO, C. Non-normal and categorical data in structural equation modeling. In: HANCOK, G. R.; MUELEER, R. O. Structural equation modeling: a second course. Charlotte, NC: Information Age Publ., 2006.
GOMES, G.; DAGOSTINI, L.; CUNHA, P. R. Satisfação dos estudantes do curso de ciências contábeis: estudo em uma faculdade do Paraná. ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, 4 (2): 102-123, 2013.
GONÇALVES FILHO, C.; GUERRA, R. S.; MOURA, A. Mensuração de satisfação, qualidade, lealdade, valor e expectativa em instituições de ensino superior: um estudo do modelo ACSI através de equações estruturais. In: Anais... XXVII Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Atibaia, 2003.
GRUBER, T.; FU?, S.; VOSS, R.; GLÄSER-ZIKUDA, M. Examining student satisfaction with higher education services. Using a new measurement tool. International Journal of Public Sector Management, 23 (2): 105-123, 2010.
GUTIÉRREZ, S. A.; CAMBLOR, M. P. Principales factores de satisfacción entre los estudiantes universitarios. La unidad académica multidiciplinaria de agronomía y ciencias de la UAT. Revista Internacional de Ciencias Sociales y Humanidades, 8 (1): 163-192, 2007.
HAIR JR., J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM R. L. Análise multivariada de dados. 5ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HARRIS, R. J. A primer of multivariate statistics. New York: Academic Press, 1975.
HOLANDA, J. O desafio é ser atraente. Revista Ensino Superior, 100: 28-35, 2007.
KLINE, R. B. Principles and practice of structural equation modeling. 3ª Edição. New York/London: The Guilford Press, 2011.
KOTLER, P. Administração de marketing. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 1998.
LAGIOIA, U. C. T.; SANTIAGO, H. L. F.; GOMES, R. B.; RIBEIRO FILHO, J. F. Uma investigação sobre as expectativas dos estudantes e o seu grau de satisfação em relação ao curso de Ciências Contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, 1 (8): 121-138, 2007.
LEITE, C. E. B; GUIMARÃES, G. Qualidade nos cursos de ciências contábeis. Contabilidade Vista & Revista, 15 (1): 35-51, 2004.
LIZOTE, S. A.; GABRIEL, A. V.; STEIN, F.; SERPA, G. V.; SILVA, M. J.; RODRIGUES, T. Satisfação dos alunos de Ciências Contábeis: um estudo em uma instituição de ensino superior comunitária. Revista Brasileira de Contabilidade, 201: 45-55, 2012.
LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A. Relações do comprometimento organizacional com os fatores organizacionais: um estudo no curso de ciências contábeis. Working Paper, 2014.
LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A.; LANA, J. Satisfação dos alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu: um estudo através da modelagem em equações estruturais. In: Anais... XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária de América do Sul. Florianópolis, 2011.
MALIK, M. E.; DANISH, Q. R.; USMAN A. The impacto of service quality on students satisfaction in higher education Institutes of Punjab. Journal of Management Research, 2 (2): 1-10, 2010.
MARCHETTI, R; PRADO, P. H. M. Um tour pelas medidas de satisfação do consumidor. Revista de Administração de Empresas, 41 (4): 56-67, 2004.
MAUREIRA, O. El liderazgo: factor de eficacia escolar, hacia un modelo causal. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 2: 1-20, 2004.
McKENNA, R. Marketing de relacionamento: estratégias bem-sucedidas para a era do cliente. 15ª Edição. São Paulo: Campus, 1992.
MEYER, J. P.; ALLEN, N. J. A three-component conceptualization of organizational commitment. Human Resource Management Review, 1 (1): 61-89, 1991.
MEZOMO, J. C. Educação e qualidade total: a escola volta às aulas. Petrópolis: Vozes, 1997.
NAVARRO, M. M.; IGLESIAS, M. P.; TORRES, P. R. A new management element for universities: satisfaction with the offered courses. International Journal of Educational Management, 19 (6): 505-526, 2005.
NELSON, C. Tools for tampering with teaching’s taboos. In: CAMPBELL, W. E; SMITH, K. A. (Eds.) New paradigms for college teaching. Edina: Interaction Book Company, 1997.
PALACIO, A. B.; MENESES, G. D.; PÉREZ, P. J. P. The configuration of the university image and its relationship with the satisfaction of students. Journal of Educational Administration, 40 (5): 486-505, 2002.
PASWAN, A. K.; YOUNG, J. A. Student evaluation of instructor: a nomelogical investigation using structural equation modeling. Journal of Marketing Education, 24 (3): 193-202, 2002.
PORTURAK, M. Private universities service quality and students satisfaction. Global Business and Economics Research Journal, 3 (2): 33-49, 2014.
SCOTT, S. V. The academic as service provider: is the customer ‘always right’? Journal of Higher Education Policy and Management, 21 (2): 193-202, 1999.
SENTHILKUMAR, N.; ARULRAJ, A. SQM-HEI: determination of service quality measurement of higher education in India. Journal of Modelling in Management, 6 (1): 60-78, 2011.
TABACHNICK, B. G.; FIDEL, L. S. Using Multivariate Statistics. 4ª Edição. Boston: Allyn and Bacon, 2001.
TEMIZER, L.; TURKYILMAZ, A. Implementation of student satisfaction index model in higher education institutions. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 46: 3802-3806, 2012.
VERDINELLI, M. A.; SOUZA, M. J. B.; TOMIO, J. L. Análise da relação entre a imagem institucional e a satisfação dos alunos para subsidiar o marketing educacional. In: Anais... IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária de América do Sul. Florianópolis, 2009.
VIEIRA, K. M.; MILACH, F. T.; HUPPES, R. D. Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista de Contabilidade e Finanças da USP, 19 (48): 65-76, 2008.
WALTER, S., TONTINI, G., DOMINGUES, M. Identificando Oportunidades de Melhoria em um Curso Superior Através da Análise da Satisfação dos Alunos. In: Anais... XXIX Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração. Rio de Janeiro: 2005.
WATTY, K. Quality in accounting education: what say the academics? Quality Assurance in Education, 13 (2): 120-131, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional