SATISFAÇÃO DOS ALUNOS COM O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Miguel Angel Verdinelli Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • José Carlos Terres Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Elen Sauer Camozzato Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Jacqueline dos Santos Seemann Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n1ID11663

Palavras-chave:

Satisfação. Estudantes. Ciências Contábeis.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar como o interesse do estudante (IE) e o envolvimento do professor (EP) influenciam na satisfação geral (SG) dos alunos de graduação em Ciências Contábeis em diferentes tipos de Instituições de Ensino Superior (IES). Para tanto se levantaram dados em duas universidades, uma pública e gratuita e outra comunitária e de ensino pago, e num centro universitário privado e com finalidade lucrativa. Os dados foram obtidos com um questionário respondido numa escala de concordância pelos alunos. Também se levantaram variáveis sociodemográficas para analisar a influência de outros fatores. No marco teórico se focalizou na qualidade dos serviços educacionais e na satisfação que eles produzem. Os procedimentos metodológicos incluíram comparações de médias e análise de regressão a partir dos escores fatoriais gerados para cada constructo. Os resultados obtidos permitem concluir que o gênero não influencia na satisfação, mas os estudantes dos períodos iniciais mostram-se mais satisfeitos. Por sua vez, o envolvimento do professor e o interesse do estudante têm influencia sobre a satisfação geral, contudo de maneira diferente. No centro universitário EP e IE apresentam um poder explicativo maior da SG, embora a satisfação nesse tipo de IES seja estatisticamente menor que nas duas universidades. As implicâncias práticas destes achados podem contribuir para uma melhor adequação do currículo do curso e dos planos de ensino dos docentes.

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Biografia do Autor

Suzete Antonieta Lizote, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em Administração e Turismo - Professora Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Administração UNIVALI/Biguaçu/SC e no Curso de graduação de Ciências Contábeis UNIVALI/Itajaí/SC

Miguel Angel Verdinelli, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor em Ciências pela USP – São Paulo

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

José Carlos Terres, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestre em Contabilidade – Doutorando em Contabilidade pela UFSC - Florianópolis/SC

Coordenador e Professor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis – Univali/ Itajaí/SC

Elen Sauer Camozzato, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestre em Administração – PPGA da Universidade do Vale do Itajaí – Univali/Biguaçu/SC 

Jacqueline dos Santos Seemann, Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Mestranda em Administração pela Univali/Itajaí/SC

Professora do Curso de Marketing – Univali/ Balneário Camboriú/SC

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Publicado

09-01-2018

Como Citar

LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A.; TERRES, J. C.; SAUER CAMOZZATO, E.; SEEMANN, J. dos S. SATISFAÇÃO DOS ALUNOS COM O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 293–307, 2018. DOI: 10.21680/2176-9036.2018v10n1ID11663. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/11663. Acesso em: 3 jul. 2024.

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ARTIGOS