RENTABILIDADE DE CLIENTES E GESTÃO EM HOTÉIS: UM ESTUDO EM PERNAMBUCO

Autores

  • Sara Beatriz da Silva Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Carla Renata Silva Leitão Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n2ID13781

Palavras-chave:

Rentabilidade de Clientes. Gestão. Hotéis.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar a prática da análise da rentabilidade de clientes nos hotéis pernambucanos. A pesquisa se caracteriza como descritiva e usa como método de abordagem o estatístico. Como técnicas, utilizou a documentação direta e indireta. Na documentação indireta, utilizou a pesquisa bibliográfica; a documentação direta envolveu a observação direta extensiva, realizada através da aplicação de questionário. O universo da pesquisa foi composto pelos 113 hotéis pernambucanos cadastrados no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que Atuam no Setor do Turismo (CADASTUR), do Ministério do Turismo. A amostra foi composta pelos 22 hotéis que responderam ao questionário enviado. Como resultado, observou que a maioria dos hotéis, embora considere importante, não realiza a análise da rentabilidade de clientes e que a maioria, embora possua um banco de dados de clientes, não tem as informações sobre a rentabilidade contemplada em seu sistema informacional. Assim, a pesquisa buscou contribuir com o estudo do uso das informações sobre a rentabilidade de clientes na gestão dos hotéis, bem como da utilização da sua análise por essas entidades, o que pode contribuir para o estudo sobre as práticas da gestão hoteleira.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Renata Silva Leitão, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Ciencias Contabeis pela Universidade de Brasília (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

FARRIS, P. W.; BENDLE, N. T.; PFEIFER, P. E.; REIBSTEIN, D. J. Métricas de Marketing: Mais de 50 métricas que todo executivo deve dominar. Porto Alegre: Bookman, 2007.

GUERREIRO, R. Modelo conceitual de sistema de informação de gestão econômica: uma contribuição à teoria da comunicação da contabilidade. 1989. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

GUERREIRO. R. A Meta da Empresa: seu alcance sem mistérios. 2ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GUERREIRO, R.; MERSCHMANN, E. V. V.; BIO, S.R. Mensuração do custo para servir e análise de rentabilidade de cliente: uma aplicação em indústria de alimento no Brasil. Revista de Administração-eletrônica, v.1, n. 2, 2008.

HASTENTEUFLE, C.; LARENTIS, F. Análise da rentabilidade de clientes através da margem de contribuição: um estudo em uma empresa de médio porte do setor moveleiro na Serra Gaúcha. 2014. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 1, n. 1, p. 60-76.

LEITÃO, C.R.S. Investigação da Rentabilidade de Clientes: um estudo no setor hoteleiro no nordeste. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis), Universidade de Brasília, Brasília, 2002.

SÁ, A.L. de. Dicionário de Contabilidade. 8 ed.São Paulo: Atlas, 1990.

MEGLIORINI, E. Custos- Análise e Gestão. 3 ed. São Paulo: Pearson, 2011.

MULHERN, F. J. Customer profitability analysis: measurement, concentration, and research directions. Journal of Interactive Marketing, v. 13, n. 1, p. 25-40, 1999.

PIVA, L. C.; FUMAGALLI, L. A. W.; BAPTISTA, P. de P.; SILVA, W. V. da. Relação entre satisfação, retenção e rentabilidade de clientes no setor de plano de saúde. Revista de Ciências da Administração, v.9, n.19, p. 54-80, 2007.

ROSA, F; Canais de Atendimento Eletrônico e Satisfação, Retenção e Rentabilidade de Clientes em Bancos: um estudo em nível de indivíduo. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade de Brasília, Brasília. 2001.

SANTANA, A.L.A.; ANDRADE, M.E.M.C. Ensaio sobre rentabilidade de clientes: um enfoque setorial. In: Congresso Brasileiro de custo, 18, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: anaiscbc.emnuvens.com.br.

Downloads

Publicado

15-06-2018

Como Citar

LUNA, S. B. da S.; LEITÃO, C. R. S. RENTABILIDADE DE CLIENTES E GESTÃO EM HOTÉIS: UM ESTUDO EM PERNAMBUCO. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 326–341, 2018. DOI: 10.21680/2176-9036.2018v10n2ID13781. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/13781. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS