RENTABILIDADE DE CLIENTES E GESTÃO EM HOTÉIS: UM ESTUDO EM PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n2ID13781Palavras-chave:
Rentabilidade de Clientes. Gestão. Hotéis.Resumo
A pesquisa teve como objetivo investigar a prática da análise da rentabilidade de clientes nos hotéis pernambucanos. A pesquisa se caracteriza como descritiva e usa como método de abordagem o estatístico. Como técnicas, utilizou a documentação direta e indireta. Na documentação indireta, utilizou a pesquisa bibliográfica; a documentação direta envolveu a observação direta extensiva, realizada através da aplicação de questionário. O universo da pesquisa foi composto pelos 113 hotéis pernambucanos cadastrados no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que Atuam no Setor do Turismo (CADASTUR), do Ministério do Turismo. A amostra foi composta pelos 22 hotéis que responderam ao questionário enviado. Como resultado, observou que a maioria dos hotéis, embora considere importante, não realiza a análise da rentabilidade de clientes e que a maioria, embora possua um banco de dados de clientes, não tem as informações sobre a rentabilidade contemplada em seu sistema informacional. Assim, a pesquisa buscou contribuir com o estudo do uso das informações sobre a rentabilidade de clientes na gestão dos hotéis, bem como da utilização da sua análise por essas entidades, o que pode contribuir para o estudo sobre as práticas da gestão hoteleira.
Downloads
Referências
FARRIS, P. W.; BENDLE, N. T.; PFEIFER, P. E.; REIBSTEIN, D. J. Métricas de Marketing: Mais de 50 métricas que todo executivo deve dominar. Porto Alegre: Bookman, 2007.
GUERREIRO, R. Modelo conceitual de sistema de informação de gestão econômica: uma contribuição à teoria da comunicação da contabilidade. 1989. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
GUERREIRO. R. A Meta da Empresa: seu alcance sem mistérios. 2ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GUERREIRO, R.; MERSCHMANN, E. V. V.; BIO, S.R. Mensuração do custo para servir e análise de rentabilidade de cliente: uma aplicação em indústria de alimento no Brasil. Revista de Administração-eletrônica, v.1, n. 2, 2008.
HASTENTEUFLE, C.; LARENTIS, F. Análise da rentabilidade de clientes através da margem de contribuição: um estudo em uma empresa de médio porte do setor moveleiro na Serra Gaúcha. 2014. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 1, n. 1, p. 60-76.
LEITÃO, C.R.S. Investigação da Rentabilidade de Clientes: um estudo no setor hoteleiro no nordeste. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis), Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
SÁ, A.L. de. Dicionário de Contabilidade. 8 ed.São Paulo: Atlas, 1990.
MEGLIORINI, E. Custos- Análise e Gestão. 3 ed. São Paulo: Pearson, 2011.
MULHERN, F. J. Customer profitability analysis: measurement, concentration, and research directions. Journal of Interactive Marketing, v. 13, n. 1, p. 25-40, 1999.
PIVA, L. C.; FUMAGALLI, L. A. W.; BAPTISTA, P. de P.; SILVA, W. V. da. Relação entre satisfação, retenção e rentabilidade de clientes no setor de plano de saúde. Revista de Ciências da Administração, v.9, n.19, p. 54-80, 2007.
ROSA, F; Canais de Atendimento Eletrônico e Satisfação, Retenção e Rentabilidade de Clientes em Bancos: um estudo em nível de indivíduo. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade de Brasília, Brasília. 2001.
SANTANA, A.L.A.; ANDRADE, M.E.M.C. Ensaio sobre rentabilidade de clientes: um enfoque setorial. In: Congresso Brasileiro de custo, 18, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: anaiscbc.emnuvens.com.br.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional