RENTABILIDADE DE CLIENTES E GESTÃO EM HOTÉIS: UM ESTUDO EM PERNAMBUCO

Autores

  • Sara Beatriz da Silva Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Carla Renata Silva Leitão Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n2ID13781

Palavras-chave:

Rentabilidade de Clientes. Gestão. Hotéis.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar a prática da análise da rentabilidade de clientes nos hotéis pernambucanos. A pesquisa se caracteriza como descritiva e usa como método de abordagem o estatístico. Como técnicas, utilizou a documentação direta e indireta. Na documentação indireta, utilizou a pesquisa bibliográfica; a documentação direta envolveu a observação direta extensiva, realizada através da aplicação de questionário. O universo da pesquisa foi composto pelos 113 hotéis pernambucanos cadastrados no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que Atuam no Setor do Turismo (CADASTUR), do Ministério do Turismo. A amostra foi composta pelos 22 hotéis que responderam ao questionário enviado. Como resultado, observou que a maioria dos hotéis, embora considere importante, não realiza a análise da rentabilidade de clientes e que a maioria, embora possua um banco de dados de clientes, não tem as informações sobre a rentabilidade contemplada em seu sistema informacional. Assim, a pesquisa buscou contribuir com o estudo do uso das informações sobre a rentabilidade de clientes na gestão dos hotéis, bem como da utilização da sua análise por essas entidades, o que pode contribuir para o estudo sobre as práticas da gestão hoteleira.

 

 

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Biografia do Autor

Carla Renata Silva Leitão, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Ciencias Contabeis pela Universidade de Brasília (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

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Publicado

15-06-2018

Como Citar

LUNA, S. B. da S.; LEITÃO, C. R. S. RENTABILIDADE DE CLIENTES E GESTÃO EM HOTÉIS: UM ESTUDO EM PERNAMBUCO. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 326–341, 2018. DOI: 10.21680/2176-9036.2018v10n2ID13781. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/13781. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS