Expectativa dos concluintes de ciências contábeis em relação ao mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n2ID18594Palavras-chave:
Mercado de trabalho. Expectativas dos concluintes. Habilidades e competências. Ciências contábeis. Contabilidade.Resumo
Objetivo: A pesquisa teve como objetivo verificar as expectativas dos alunos concluintes de uma universidade pública no sudoeste do Maranhão em relação ao mercado de trabalho, suas visões sobre as exigências do mercado, as habilidades e as competências exigidas na atuação profissional.
Metodologia: A metodologia empregada teve por base a pesquisa descritiva com abordagem quantitativa através de uma survey com perguntas predominantemente fechadas aplicando a escala Likert. Investigaram-se formandos (n=70), com um intervalo de confiança de 95%. Predominantemente homens e mulheres com idade entre 20 e 55 anos. Os dados da pesquisa foram coletados nas salas de aula e tratados com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS 22 e do Excel, possibilitando a construção dos gráficos para análise.
Resultados: Quanto à expectativa profissional, após a conclusão do curso, existe uma variação entre as diversas áreas de atuação, porém a maior parte afirmou ter interesse em prestar concursos e trabalhar em órgãos públicos. A maioria dos concluintes, 95,70% concordaram que o contador precisa manter-se atualizado para permanecer atuante no mercado. Os achados da pesquisa apresentaram incertezas dos concluintes sobre estarem preparados para atuação no mercado de trabalho.
Contribuições do estudo: A pesquisa apresenta a visão dos alunos concludentes do curso de Ciências Contábeis em relação ao mercado, apresentando informações que visam contribuir para uma reflexão quanto ao percurso acadêmico na área contábil. Para novas pesquisas sugere-se expandir a população para outras instituições de forma que seja realizado um comparativo entre as expectativas profissionais dos alunos de diferentes universidades.
Downloads
Referências
Araújo, A., & Gouveia, L. B. (2018). Pressupostos sobre a pesquisa científica e os testes piloto. Relatório Interno* TRS, 2018(02/2018).
Basto, A. C., da Silva, S. R., de Souza, F. M. A., & Visentin, I. C. (2019). Desafios e responsabilidades éticas segundo a atividade profissional contábil. Humanidades e Tecnologia (FINOM), 1(16), 133–169.
Carneiro, J. D. (2009). Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Brasília: Fundação Brasileira de Contabilidade.
Conselho Nacional de Educação [CNE], Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. (2004). Resolução CNE/CES n°. 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Legislação Republicana Brasileira.
da Silva Dias, T. D., & Silva, P. B. (2019). Análise do nível de predominância ética no julgamento de alunos do curso de ciências contábeis. Revista Paraense de Contabilidade, 3(3), 40–54.
de Moura, M. M. S. G., & Lima Filho, R. N. (2018). A percepção dos alunos do curso de ciências contábeis quanto a sua formação acadêmica em relação ao mercado de trabalho/The perception of students of the course of accounting sciences regarding its academic training in relation to the labor market. Brazilian Journal of Development, 5(1), 386–415.
de Souza, M. A., & da Silva Vergilino, C. (2012). Um perfil do profissional contábil na atualidade: estudo comparativo entre conteúdo de ensino e exigências de mercado. Administração: Ensino e Pesquisa, 13(1), 195–236.
Degenhart, L., Turra, S., & Biavatti, V. T. (2016). Mercado de trabalho na percepção dos acadêmicos concluintes do curso de ciências contábeis do estado de Santa Catarina. ConTexto, 16(32), 77–93.
Deutschmann, C., & Santos, J. S. C. (2014). Análise da visão dos acadêmicos concluintes do curso de ciências contábeis–UNEMAT campus de Tangará da Serra no ano de 2013/2, com relação ao curso e a expectativa de ingresso no mercado de trabalho. Revista UNEMAT de Contabilidade, 3(5).
ECHEVERRIA, I. (2000). O profissional da contabilidade e o mercado de trabalho. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, 39(122), 87–91.
Faria, A. C., & de Queiroz, M. R. B. (2009). Demanda de profissionais habilitados em contabilidade internacional no mercado de trabalho da cidade de São Paulo. Revista Universo Contábil, 5(1), 55–71.
FERREIRA, V. P. A. Z., & ANGONESE, R. (2015). O mercado de trabalho para contadores: expectativas e realidades.
Fortuna, V. (2016). A relação teoria e prática na educação em Freire. Revista Brasileira de Ensino Superior, 1(2), 64–72.
Franco, S. (1999). Criando o próprio futuro: O mercado de trabalho na era da competitividade. São Paulo: Atlas Editora.
Gondim, S. M. G. (2002). Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários.
Iudícibus, S. de. (org). (2010). Contabilidade Introdutória. 11 ed. São Paulo: Atlas Editora.
Kounrouzan, Marcia Covaciuc. (2011). A qualidade do ensino no curso de ciências contábeis e a formaçao do contador para atender o mercado de trabalho. Revista Thêma et Scientia, 1(12), 17–25.
Kounrouzan, Márcia Covaciuc. (2012). A qualidade do ensino nos cursos de Ciências Contábeis e a formação do Contador para atender o mercado de trabalho. 1–18.
Luis, N. D., Cruz, C. V. O. A., Biazotto, L. H., Beff, M. V., & Saito, R. M. M. (2018). As melhorias profissionais e pessoais de alunos do curso de graduação em ciências contábeis que atuavam na área anteriormente ao ingresso na universidade. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, 28(55), 141–151.
Marion, J. C. (2009). Contabilidade Básica. 10. ed. São Paulo: Atlas Editora.
Marques, V. A., Dias, K. C. M., & Silva, L. K. C. da. (2017). Expectativas profissionais dos estudantes de ciências contábeis: uma análise em uma Instituição de Ensino de Minas Gerais. Percurso Acadêmico, 6(11), 107. https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n11p107
Martins, A. F. C. (2017). As perspectivas profissionais dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás.
Matos, G. A. F. de. (2018). Um estudo sobre a escolha feminina pelo curso de Ciências Contábeis na Unir/Vilhena.
Matos, L. (2018). Formação acadêmica em Ciências Contábeis e sua relação com o mercado de trabalho.
Nascimento, E. S. D. do. (2018). A percepção dos alunos concluintes do curso de ciências contábeis de uma IES pública e uma privada acerca da profissão contábil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.
Nunes, A. P., & de Jesus Paravidine, R. (2018). Curso de ciências contábeis a responsabilidade civil e criminal do contador no exercício da profissão. 1(14), 359–368.
Oliveira, L. H. de. (2005). Exemplo de cálculo de ranking médio para escala de likert.
Pereira, A. C., & Xavier, M. Q. (2000). Riscos profissionais de auditoria contábil e os avanços tecnológicos. Revista Álvares Penteado-FECAP, São Paulo, (5).
Politelo, L., Manfroi, L., & Cunha, P. R. (2013). O Mercado de Trabalho na Percepção dos Concluintes do Curso de Ciências Contábeis. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 12(35), 79–98. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n35p79-98
Politelo, Leandro, Manfroi, L., & da Cunha, P. R. (2013). O mercado de trabalho na percepção dos concluintes do curso de Ciências Contábeis. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 12(35), 79–98.
Rodrigues, A. T. L., de França, J. A., Boarin, J. J., Coelho, J. M. A., Carneiro, J. D., Bugarim, M. C. C., & de Morais, M. L. S. (2009). Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Brasília: Fundação Brasileira de Contabilidade.
Santos, D. G. dos. (2014). Formação Acadêmica em Ciências Contábeis e sua relação com o mercado de trabalho: a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da UFPB (Trabalho de conclusão de curso de graduação. Universidade Federal da Paraíba; Vol. 8). Retrieved from https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2066%0Ahttps://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/2066/1/DGS12092017.pdf
Silva, M. O. da, Santos, B. P. dos, Oliveira, T. R. F. de, Silva, F. K. F. da, de Moura, M. M. S. G., Lima Filho, R. N., … Evaristo, M. E. B. (2018). As perspectivas da profissão contábil para os discentes concluintes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Alagoas-Unidade de Ensino Santana do Ipanema. Revista Eletrônica Do Curso de Ciências Contábeis, 28(1), 386–415.
Silva, G. D. (2013, January 7). O fim do empresário da contabilidade ou o início de uma nova época. Portal de Contabilidade, São Paulo.
Silva Junior, C. A. S. da. (2017). Mercado de trabalho contábil: uma análise da perspectiva dos alunos de Ciências Contábeis em relação aos requisitos exigidos pelos escritórios de contabilidade. Trabalho de Conclusão de Curso. (Ciências Contábeis) Universidade Federal da Paraíba.
Silva Júnior, S. D. da, & Costa, F. J. (2014). Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT–Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, 15(61), 1–16.
Tonetti, K. F. (2018). A perspectiva dos ingressantes e concluintes do curso de ciências contábeis da Unesc em relação ao seu futuro profissional. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Ciências Contábeis) Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional