Ensino remoto em tempos de distanciamento social: um estudo nos cursos de ciências contábeis e ciências atuariais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2022v14n2ID26358

Palavras-chave:

Ensino remoto; Educação superior; Instituição de ensino superior pública; Distanciamento social.

Resumo

Objetivo: Considerando as medidas de isolamento social, impostas para conter a disseminação do vírus Sars-Cov-2, causador da pandemia COVID-19, as aulas presenciais passaram a ser realizadas de forma remota. Essas medidas impactaram na Educação, principalmente por terem ocorrido de forma brusca, sem tempo sequer para preparação. O estudo se propõe a investigar como o ensino remoto está sendo desenvolvido nos Cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais, em uma Instituição de Ensino Superior Pública (IESP), em tempos de distanciamento social.

Metodologia: Foi realizada uma pesquisa tipo e-survey com os docentes e discentes para obter informações sobre o tema. Os dados coletados foram processados utilizando técnicas estatísticas para gerar resultados.

Resultados: Observou-se que a IES estudada não dispõe de recursos como Sala Invertida, Lousa Digital e outras ferramentas tecnológicas para auxiliar nas aulas remotas, uma vez que a modalidade “ensino remoto” se deu pela pandemia da COVID-19, que impediu os cursos de serem realizados presencialmente. A IES lançou programas de inclusão digital por meio de editais para aquisição de dados móveis e compra de equipamentos, como computadores/smartphones/tablets para os alunos, só que poucos alunos conseguiram esses recursos.

Contribuições do Estudo: Esta pesquisa contribuiu com resultados em estado da arte, no tocante aos cursos de graduação ao investigar sua evolução para o ensino remoto. Tais contribuições puderam vislumbrar informações e conhecimentos sobre o referido tema para a literatura científica nacional e para alicerçar e nortear outros cursos de instituições públicas e/ou privadas.

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Biografia do Autor

Maria Sueli Arnoud Fernandes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN). Professora da Universidade Federal da Paraíba.

Thiago Alexandre das Neves Almeida, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutorado em Economic Business – Universidade de Salamanca (Espanha). Professor da Universidade Federal de Campina Grande.

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2014), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2009), possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (2005), especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense (2007), e especialização em Controladoria Governamental pela Faculdade Piauiense (2010). Fui professor da Universidade Nove de Julho do Mestrado Profissional em Administração / Gestão do Esporte (MPAGE), do período de 2014 a 2016. Atualmente, sou professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba-PI).

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Publicado

04-07-2022

Como Citar

FERNANDES, M. S. A.; ALMEIDA, T. A. das N. .; RIBEIRO, H. C. M. Ensino remoto em tempos de distanciamento social: um estudo nos cursos de ciências contábeis e ciências atuariais. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 380–408, 2022. DOI: 10.21680/2176-9036.2022v14n2ID26358. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/26358. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)