Qualidade de vida no trabalho dos contadores em home-office durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n2ID30010Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Home-Office., Covid-19.Resumo
Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar a percepção dos contadores sobre a qualidade de vida no trabalho em home-office durante a pandemia da Covid-19. Estudos sobre a qualidade de vida no trabalho são relevantes para se entender as variáveis que exercem impacto sobre o desempenho, tanto da organização, quanto de seus funcionários.
Metodologia: A pesquisa de natureza descritiva, teve abordagem quantitativa, sendo aplicado um questionário de autopreenchimento que destaca a qualidade de vida no trabalho (QVT) segundo modelo de Hackman e Oldham (1975), em três dimensões: tarefas executadas no trabalho, sentimento pessoal a respeito do trabalho e satisfação com os aspetos do trabalho. Os respondentes foram 132 contadores que estavam em home office em empresas de serviços contábeis localizadas no Estado de Santa Catarina. Os dados foram analisados descritivamente com base na frequência das respostas.
Resultados: Os resultados revelaram, de forma geral, uma QVT para os contadores pesquisados. A analisar as dimensões, se observa que, em relação as tarefas executadas no trabalho, destacou-se aquela em que os superiores frequentemente dizem o que pensam da qualidade do trabalho desenvolvido. No que tange as asseverações relacionadas ao sentimento pessoal a respeito do trabalho, se sobressaiu: penso frequentemente em largar este trabalho. Por fim, sobre a satisfação com os aspectos do trabalho, a segurança, em termos físicos e mentais, no trabalho realizado foi a que obteve maior média entre os respondentes.
Contribuições do Estudo: Os achados deste estudo oferecem um breve diagnóstico de indicadores psicossociais da realidade dos profissionais da área contábil e pode sustentar futuras reflexões e discussões sobre a continuidade e o aprimoramento do home-office no âmbito das empresas de serviços contábeis, bem como, conhecer o que pensam os funcionários de empresas de serviços contábeis sobre QVT são pressupostos essenciais a concepção de políticas e programas de gestão de recursos humanos.
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