UMA ANÁLISE DA MENSURAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DE PROPRIEDADES PARA INVESTIMENTO NAS COMPANHIAS BRASILEIRAS DO SETOR DE EXPLORAÇÃO DE IMÓVEIS

  • Fabiano Ferreira Batista
  • Alexsandro Gonçalves da Silva Prado
  • Márcia Reis Machado
  • Edilson Paulo UFPB

Resumo

O valor justo é mencionado em um grande número de normas como uma medida de mensuração, mesmo sem haver, até a emissão da IFRS 13 Fair Value Measurement, nenhuma norma específica dedicada ao tema. Diante das várias mudanças ocorridas na Contabilidade, em decorrência da convergência às normas emitidas pela International Accounting Standards Board - IASB, destaca-se que, para Propriedades para Investimento, é admitido como métodos de avaliação tanto o valor justo como o método do custo. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo verificar como as empresas brasileiras do setor de exploração de imóveis têm mensurado as Propriedades para Investimento. Secundariamente, buscou-se averiguar o nível de evidenciação, frente às exigências da IFRS 13. Para atingir o objetivo proposto foram analisadas as notas explicativas do ano de 2010 de nove, das doze empresas listadas na BM&FBovespa que atuam no setor de Exploração de imóveis. Observou-se que apenas três empresas utilizam o valor justo com finalidade de mensuração no balanço patrimonial, a BR Malls, a BR Properties e a Sonae, e o que se pode observar é que estas possuem mais de 90% dos seus ativos classificados como Propriedades para Investimento. Com relação ao processo de obtenção do valor justo, há uma predominância de mensuração no Nível 3 da hierarquia do valor justo, ou seja, por meio de informações não observadas diretamente no mercado, como informações internas baseadas em projeções, utilizando-se de Fluxo de Caixa descontado como técnica de avaliação. Já no que tange ao nível de divulgação, percebe-se que a ausência de regulamentação sobre o valor justo à época acarretou a omissão de itens importantes relacionados à metodologia utilizada na avaliação das propriedades para investimento.

Palavras-chave: Valor justo. Propriedade para Investimento. Mensuração.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson Paulo, UFPB
Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2007). Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2002). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Professor Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Membro da Interamerican Accounting Association, European Accounting Association e International Accounting Association for Education and Research - IAAER. Participa como pesquisador do grupo de pesquisa "Informações Contábeis para Avaliação Empresarial" (UFPB-líder) e "Harmonização das Normas Contábeis" (UnB). Tem experiência profissional na área de Contabilidade e Controladoria. Autor de diversos artigos cientificos e livros. A principal área de interesse é Informações Contábeis para Usuários Externos, principalmente nos seguintes temas: qualidade das informações contábeis, manipulação das informações contábeis, normas e práticas contábeis nacionais e internacionais, auditoria e métodos quantitativos aplicados.
Publicado
18-02-2013
Como Citar
BATISTA, F. F.; PRADO, A. G. DA S.; MACHADO, M. R.; PAULO, E. UMA ANÁLISE DA MENSURAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DE PROPRIEDADES PARA INVESTIMENTO NAS COMPANHIAS BRASILEIRAS DO SETOR DE EXPLORAÇÃO DE IMÓVEIS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 5, n. 1, p. 281-299, 18 fev. 2013.
Seção
ARTIGOS