Impacto das doações corporativas para o enfrentamento da Covid-19 no valor de mercado das empresas doadoras: uma análise sob a perspectiva da teoria da legitimidade
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n1ID34620Palavras-chave:
Covid-19, doação corporativa, teoria da legitimidade, responsabilidade social corporativa, estudo de eventosResumo
Objetivo: O objetivo do estudo é verificar o impacto das doações corporativas para o enfrentamento da Covid-19 no valor de mercado das empresas envolvidas.
Metodologia: Emprega-se a metodologia de estudo de eventos do retorno das ações das empresas nas datas de divulgação da realização das doações corporativas.
Resultados: Os resultados apontam um aumento no desvio padrão dos retornos diários das ações do Itaú, Vale e JBS, quando comparados ao do Ibovespa. No caso do Itaú ocorreram 3 retornos anormais estatisticamente significativos durante a janela do evento, sendo 2 negativos e apenas 1 positivo, de modo que aqueles prevaleceram. Na Vale houve 1 de cada em momento anterior ao evento, assim como 1 positivo no dia do evento. Na JBS foram verificados 5 retornos anormais estatisticamente significativos durante a janela do evento, sendo 3 positivos e 2 negativos. Desse modo, a hipótese estabelecida, no sentido de que as doações corporativas no contexto da pandemia de Covid-19 impactam positivamente o valor de mercado das doadoras, foi parcialmente confirmada em relação à Vale e JBS, não se observando o mesmo no Itaú.
Contribuições do Estudo: A prática de atos de responsabilidade social corporativa (RSC) impacta positivamente o valor de mercado das empresas praticantes. Além disso, o estudo indica que o impacto no valor de mercado varia entre as empresas conforme a natureza da ameaça à legitimidade delas, sendo que aquelas cuja ameaça decorre de sua responsabilidade individual apresentaram impacto positivo.
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