Impacto das doações corporativas para o enfrentamento da Covid-19 no valor de mercado das empresas doadoras: uma análise sob a perspectiva da teoria da legitimidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n1ID34620

Palavras-chave:

Covid-19, doação corporativa, teoria da legitimidade, responsabilidade social corporativa, estudo de eventos

Resumo

Objetivo: O objetivo do estudo é verificar o impacto das doações corporativas para o enfrentamento da Covid-19 no valor de mercado das empresas envolvidas.

Metodologia: Emprega-se a metodologia de estudo de eventos do retorno das ações das empresas nas datas de divulgação da realização das doações corporativas.

Resultados: Os resultados apontam um aumento no desvio padrão dos retornos diários das ações do Itaú, Vale e JBS, quando comparados ao do Ibovespa. No caso do Itaú ocorreram 3 retornos anormais estatisticamente significativos durante a janela do evento, sendo 2 negativos e apenas 1 positivo, de modo que aqueles prevaleceram. Na Vale houve 1 de cada em momento anterior ao evento, assim como 1 positivo no dia do evento. Na JBS foram verificados 5 retornos anormais estatisticamente significativos durante a janela do evento, sendo 3 positivos e 2 negativos. Desse modo, a hipótese estabelecida, no sentido de que as doações corporativas no contexto da pandemia de Covid-19 impactam positivamente o valor de mercado das doadoras, foi parcialmente confirmada em relação à Vale e JBS, não se observando o mesmo no Itaú.

Contribuições do Estudo: A prática de atos de responsabilidade social corporativa (RSC) impacta positivamente o valor de mercado das empresas praticantes. Além disso, o estudo indica que o impacto no valor de mercado varia entre as empresas conforme a natureza da ameaça à legitimidade delas, sendo que aquelas cuja ameaça decorre de sua responsabilidade individual apresentaram impacto positivo.

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Biografia do Autor

João Henrique Krauspenhar, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina

Rafael Bertoldi Pescador, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Ciências Contábeis e Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina

Suliani Rover, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Denize Demarche Minatti Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pós-doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Hans Michael Van Bellen, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pós-doutor pela Universidade de Berkeley. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

02-01-2025

Como Citar

KRAUSPENHAR, J. H.; PESCADOR, R. B. .; ROVER, S. .; FERREIRA, D. D. M. .; VAN BELLEN, H. M. . Impacto das doações corporativas para o enfrentamento da Covid-19 no valor de mercado das empresas doadoras: uma análise sob a perspectiva da teoria da legitimidade. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 51–68, 2025. DOI: 10.21680/2176-9036.2025v17n1ID34620. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/34620. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial (S1)