Navegando pelos rios da sustentabilidade na Amazônia: o dilema da contabilização dos créditos de carbono

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n1ID35001

Palavras-chave:

Contabilidade Ambiental, Crédito de carbono, Meio ambiente

Resumo

Objetivo: O presente caso para ensino objetiva fomentar discussões acerca do tratamento contábil para créditos de carbono, com a apresentação de uma história fictícia sobre uma mulher contadora, chefe de uma empresa familiar ecologicamente sustentável chamada Econorte. Por meio do caso para ensino, docentes e discentes de cursos de Ciências Contábeis poderão discutir sobre a escrituração contábil dos créditos de carbono de empresas sustentáveis.

Metodologia: A metodologia deste caso para ensino é mista, pois parte de um processo de reflexividade sobre a importância dos estudos da contabilização dos créditos de carbono até a classificação, escrituração contábil e as explicações/justificativas para tais registros.

Resultados: Com base nos dados apresentados neste caso para ensino é possível refletir, classificar, registrar e justificar a importância da contabilização dos créditos de carbono.

Contribuições do Estudo: O caso contribui como um instrumento que pode ser aplicado nas disciplinas de Contabilidade Ambientes, Gestão Ambiental, Responsabilidade Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável em cursos de graduação na área de negócios, principalmente no curso de Ciências Contábeis.

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Biografia do Autor

Aleff dos Santos Santana, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Controladoria e Contabilidade (PPGCC/RP) pela Universidade de São Paulo (USP). Especializando em Perícia Contábil pelo Gran Centro Universitário do Estado do Paraná (GRAN/PR). Mestre em Economia Aplicada (PPGEA) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Direitos Humanos pela Faculdade Focus do Estado do Paraná (FOCUS/PR). Especialista em IFRS e Normas Brasileiras de Contabilidade pela Faculdade Legale do Estado de São Paulo (FALEG/SP). Especialista em Direito Público pela Faculdade Legale do Estado de São Paulo (FALEG/SP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Juh Círico, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) com mobilidade internacional em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) em Portugal. Especialista nas áreas de Contabilidade; Gestão; Tecnologia e Educação. Coordenadora adjunta do Laboratório de Estudos Críticos e Interpretativos em Contabilidade (LECIC) na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Claudio de Souza Miranda, Universidade de São Paulo

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1998) e mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela EESC-USP (2002) e Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP (2011). Professor do Departamento de Contabilidade da FEARP/USP. As pequisas desenvolvidas focam principalmente os seguintes temas: a) Educação nas áreas de Administração e Contabilidade - atuando como membro do grupo de pesquisa NPT (Núcleo de Pesquisa em Tecnologia e Ambiente Educacional - http://www.npt.com.br/); e b) Transparência no setor público - atuando como membro do grupo de pesquisa PSAG (Public Sector Accounting & Governance in Brazil - https://sites.usp.br/psag/). 

Alessandra de Fátima Souza de Souza, Universidade Federal do Pará

Mestra em Economia Aplicada - Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão Pública. Graduada em Ciências Contábeis. 

Rayane de Lima Silva Belo, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduada em Ciências Contábeis pela UFPB/Campus IV, 2016, Mestra em Ciências Contábeis pela PPGCC/UFPB, 2019, Doutoranda pela USP/UFPA em Ciências Contábeis (2021), Doutoranda em Administração pela Universidade da Amazônia (2021), é professora assistente efetiva na Universidade Federal Rural da Amazônia da área de Contabilidade Pública (2019), integrante do GESDEL - Gestão Social e Desenvolvimento Local e do Public Sector Accounting & Governance in Brazil? (PSAGiB/USP).

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Publicado

02-01-2025

Como Citar

SANTANA, A. dos S.; CÍRICO, J.; MIRANDA, C. de S.; SOUZA, A. de F. S. de; BELO, R. de L. S. . Navegando pelos rios da sustentabilidade na Amazônia: o dilema da contabilização dos créditos de carbono . REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 500–516, 2025. DOI: 10.21680/2176-9036.2025v17n1ID35001. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/35001. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade (S4)