Navegar por los ríos de la sostenibilidad en la Amazonia: el dilema de contabilizar los créditos de carbono

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n1ID35001

Palabras clave:

Contabilidad Ambiental, crédito de carbono, Ambiente

Resumen

Objetivo: Este caso didáctico pretende fomentar el debate sobre el tratamiento contable de los créditos de carbono presentando una historia ficticia sobre una contable que dirige una empresa familiar ecológicamente sostenible llamada Econorte. A través del caso didáctico, profesores y alumnos de cursos de contabilidad podrán debatir sobre la contabilización de los créditos de carbono de empresas sostenibles.

Metodología: La metodología de este caso para la enseñanza es mixta, ya que parte de un proceso de reflexividad sobre la importancia de los estudios, desde la contabilización de los créditos de carbono hasta la clasificación, la contabilidad y las explicaciones/justificaciones de dichos registros.

Resultados: A partir de los datos presentados en este caso para la docencia, es posible reflexionar, clasificar, registrar y justificar la importancia de contabilizar los créditos de carbono.

Contribuciones del Estudio: El caso contribuye como un instrumento que puede ser aplicado en las materias de Contabilidad Ambiental, Gestión Ambiental, Responsabilidad Socioambiental y Desarrollo Sostenible en carreras de pregrado en el área empresarial, principalmente en la carrera de Ciencias Contables.

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Biografía del autor/a

Aleff dos Santos Santana, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Controladoria e Contabilidade (PPGCC/RP) pela Universidade de São Paulo (USP). Especializando em Perícia Contábil pelo Gran Centro Universitário do Estado do Paraná (GRAN/PR). Mestre em Economia Aplicada (PPGEA) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Direitos Humanos pela Faculdade Focus do Estado do Paraná (FOCUS/PR). Especialista em IFRS e Normas Brasileiras de Contabilidade pela Faculdade Legale do Estado de São Paulo (FALEG/SP). Especialista em Direito Público pela Faculdade Legale do Estado de São Paulo (FALEG/SP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Juh Círico, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) com mobilidade internacional em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) em Portugal. Especialista nas áreas de Contabilidade; Gestão; Tecnologia e Educação. Coordenadora adjunta do Laboratório de Estudos Críticos e Interpretativos em Contabilidade (LECIC) na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Claudio de Souza Miranda, Universidade de São Paulo

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1998) e mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela EESC-USP (2002) e Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP (2011). Professor do Departamento de Contabilidade da FEARP/USP. As pequisas desenvolvidas focam principalmente os seguintes temas: a) Educação nas áreas de Administração e Contabilidade - atuando como membro do grupo de pesquisa NPT (Núcleo de Pesquisa em Tecnologia e Ambiente Educacional - http://www.npt.com.br/); e b) Transparência no setor público - atuando como membro do grupo de pesquisa PSAG (Public Sector Accounting & Governance in Brazil - https://sites.usp.br/psag/). 

Alessandra de Fátima Souza de Souza, Universidade Federal do Pará

Mestra em Economia Aplicada - Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão Pública. Graduada em Ciências Contábeis. 

Rayane de Lima Silva Belo, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduada em Ciências Contábeis pela UFPB/Campus IV, 2016, Mestra em Ciências Contábeis pela PPGCC/UFPB, 2019, Doutoranda pela USP/UFPA em Ciências Contábeis (2021), Doutoranda em Administração pela Universidade da Amazônia (2021), é professora assistente efetiva na Universidade Federal Rural da Amazônia da área de Contabilidade Pública (2019), integrante do GESDEL - Gestão Social e Desenvolvimento Local e do Public Sector Accounting & Governance in Brazil? (PSAGiB/USP).

Citas

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Publicado

02-01-2025

Cómo citar

SANTANA, A. dos S.; CÍRICO, J.; MIRANDA, C. de S.; SOUZA, A. de F. S. de; BELO, R. de L. S. . Navegar por los ríos de la sostenibilidad en la Amazonia: el dilema de contabilizar los créditos de carbono. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 500–516, 2025. DOI: 10.21680/2176-9036.2025v17n1ID35001. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/35001. Acesso em: 8 ene. 2025.

Número

Sección

Sección 4: Los casos de la educación aplicaron la contabilidad (S4)