Experiências e percepções das Comissões de Diversidade nos Conselhos Regionais de Contabilidade do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n1ID35108Palavras-chave:
Diversidade, Inclusão, CRC, Contabilidade, Pensamento IntegradoResumo
Objetivo: Em um movimento recente, alguns dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Brasil (CRC’s) constituíram Comissões relacionadas a questões de Diversidade e Inclusão. O objetivo deste trabalho é caracterizar as percepções e perspectivas dos membros conselheiros das comissões de diversidade dos CRCs no Brasil, sobre a atuação dessas comissões.
Metodologia: Para a consecução desse objetivo realizou-se um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e análise de dados documentais e dados primários extraídos a partir de entrevistas conduzidas com membros das Comissões de Diversidade. Foram identificadas 10 Comissões distribuídas em 9 Estados brasileiros. As entrevistas foram conduzidas com membros de 4 estados distintos.
Resultados: Os principais resultados apontam que os CRC’s apoiaram a implementação das Comissões. Todavia, a falta de apoio operacional foi uma dificuldade para os membros não familiarizados ao ambiente classista para concretizar ações das Comissões. Apesar das redes de apoio com que contam, as Comissões sofrem com a ausência de força de trabalho, invisibilização, relativização de sua importância e falta de integração com as demais Comissões dos CRC’s. Para sua continuidade ao longo do tempo, a temporalidade institucional, quebra de paradigmas, interseccionalidade e fortalecimento da classe são desafios a serem superados.
Contribuições do Estudo: O presente trabalho contribui para fomentar a discussão sobre a diversidade e inclusão no contexto da profissão contábil no Brasil. Percebeu-se que, no ambiente classista, os padrões heteronormativos e binários são reproduzidos. Na percepção dos membros das Comissões, a continuidade dessas Comissões é necessária para promover a superação do apagamento e invisibilização de grupos socialmente minoritários na classe contábil. Quanto aos aspectos práticos, os resultados apontam para a oportunidade da implementação do Pensamento Integrado em nível estratégico nos CRCs, para tratar de forma holística os temas relacionados à diversidade e inclusão.
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