Custos no setor público: um estudo de identificação das características requeridas por um modelo de gerenciamento de custos para se adaptar ao contexto de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n2ID37238Palavras-chave:
custos no setor público, modelo de gerenciamento de custos, institutos federais de educaçãoResumo
Objetivo: Identificar as características e adaptações necessárias para a implementação de um modelo de gerenciamento de custos que forneça informações adequadas ao modelo de gestão de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia.
Metodologia: Foi conduzida uma pesquisa descritiva e qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados, o estudo foi classificado como um estudo de caso e pesquisa documental. A coleta de informações foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na análise dos elementos de modelos de gestão de custos aplicáveis a um instituto federal encontrados na literatura, e que poderiam ser adaptados ao Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC). Na segunda etapa, foram analisadas informações sobre a estrutura organizacional e os macroprocessos de um instituto federal. A análise das informações contou com a técnica de análise de conteúdo.
Resultados: Foram identificadas características presentes nos modelos pesquisados, as quais apresentaram-se como essenciais para um modelo de gerenciamento de custos aplicável ao instituto federal de educação. São elas: objetos de custos; centros de custos; elementos de custos; custos com pessoal e encargos; demais custos; material de consumo; depreciação; sistema de acumulação de custos; sistema de custeio; e método de custeio.
Contribuições do Estudo: Este estudo não apenas beneficia a comunidade acadêmica, como um exemplo de aplicação prática da teoria de gestão de custos em um contexto específico, mas também tem impacto direto na sociedade em geral, mediante a gestão de custos, oferecendo informações que podem melhorar a eficiência financeira do instituto estudado, incluindo a otimização do uso de recursos públicos e a redução de custos desnecessários.
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