ESTRATÉGIAS DE QUALIDADE AMBIENTAL E DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Resumo
Nas últimas décadas a temática em torno das questões que permeiam o meio ambiente se constituiu um dos assuntos relevantes dentro das muitas discussões no contexto das organizações. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa se concentra em identificar as estratégias empresariais adotadas pelos gestores do setor de construção civil da cidade de Campina Grande, PB, em relação à qualidade ambiental e produção mais limpa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, através de um questionário estruturado, junto a uma amostra de 41 empresas de um total de 67 organizações. O tipo de amostragem adotada foi a não probabilística e por acessibilidade. Os resultados evidenciam as estratégias mais usuais no sentido de obter a P+L, dentre elas, o treinamento de funcionários e a melhoria tecnológica. No entanto, boa parte dos respondentes não utiliza nenhuma técnica de P+L. Quanto ao tratamento dos resíduos da produção foi possível identificar que estão sendo destinados para o lixão da cidade. Apenas uma empresa utiliza tratamento dos entulhos em projetos paisagísticos, não obstante a estratégia mais relevante utilizada pelos gestores foi racionalização construtiva. Com tais resultados pode-se inferir e reconhecer que as estratégias adotadas pelos gestores do segmento estudado necessitam de uma redefinição, uma vez que o nível de competitividade de uma empresa depende de um conjunto de fatores, que se inter-relacionam dentro de questões econômicas, sociais e ambientais.
Palavras-chave: Qualidade Ambiental. Produção Mais Limpa. Setor de Construção Civil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional