O EFEITO SMART MONEY EM PERÍODOS DE CRISE FINANCEIRA

Autores

  • Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Rodrigo Fernandes Malaquias Universidade Federal de Uberlânida - UFU
  • Flaida Êmine Alves de Souza Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Samuel de Paiva Naves Mamede Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Ana Clara Lacerda de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n1ID6999

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi analisar o efeito Smart Money considerando-se o controle por períodos de crise financeira. Foram selecionados 285 fundos Long and Short brasileiros, no período de 03 de janeiro de 2005 a 12 de setembro de 2013. Com a aplicação de ferramentas quantitativas como a análise de regressão multivariada, análise de regressão logística, complementada com a estatística descritiva e análise de gráficos, os principais resultados mostraram que: i) os cotistas dos fundos de investimento, em média, escolhem os fundos com melhor performance passada para realizar seus investimentos; ii) os fundos que receberam captação líquida positiva apresentaram, em média, melhores indicadores de performance futura que os demais fundos, mesmo para a performance ajustada ao risco; e iii) em períodos de crise, o efeito Smart Money foi anulado, tendo inclusive o seu sinal invertido, talvez por haver menor relação entre performance passada e performance futura quando se tem restrições financeiras impostas pelo mercado. Assim, foram apresentados indícios de que, em períodos de crise, os investidores, em média, não necessariamente apresentam habilidades de seletividade na escolha dos fundos que apresentarão a melhor performance, contrariando o efeito Smart Money para períodos de restrições financeiras.

Palavras-chave: Efeito Smart Money. Fundos de Investimento. Crise Financeira.

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Biografia do Autor

Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Graduação e Mestrado em Ciência da Computação, com Doutorado em Engenharia Elétrica. Professora efetiva da Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia.

Rodrigo Fernandes Malaquias, Universidade Federal de Uberlânida - UFU

Possui graduação em Ciências Contábeis, especialização em Controladoria e Finanças, Mestrado em Administração (linha de pesquisa: Gestão Financeira e Controladoria) e Doutorado em Administração (linha de pesquisa: Finanças). Tem facilidade para trabalhar com disciplinas que envolvam matemática e raciocínio lógico, tendo também conhecimentos iniciais em programação de computadores. Experiência com ensino de Contabilidade, Matemática Financeira, Matemática Discreta, Métodos de Pesquisa e Administração Financeira e Orçamentária. Atualmente atua como professor efetivo da Faculdade de Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Uberlândia, em regime de dedicação exclusiva, nos Cursos de Graduação e Mestrado.

Flaida Êmine Alves de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Mestrado em Ciências Contábeis pela FACIC/UFU.

Samuel de Paiva Naves Mamede, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Mestrado em Ciências Contábeis pela FACIC/UFU.

Ana Clara Lacerda de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela FACIC/UFU.

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Publicado

03-01-2016

Como Citar

MALAQUIAS, F. F. de O.; MALAQUIAS, R. F.; SOUZA, F. Êmine A. de; MAMEDE, S. de P. N.; OLIVEIRA, A. C. L. de. O EFEITO SMART MONEY EM PERÍODOS DE CRISE FINANCEIRA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 323–342, 2016. DOI: 10.21680/2176-9036.2016v8n1ID6999. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/6999. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS