Um modelo de mensuração da divulgação dos ativos intangíveis para as universidades públicas: evidenciação do setor privado ao público
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n2ID36389Palavras-chave:
Ativo Intangível, Gestão Pública, Criação de Valor, Análise de Resultado, Relato Integrado.Resumo
Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um modelo de mensuração da qualidade de divulgação de ativos intangíveis para instituições públicas de ensino superior no Brasil.
Metodologia: A metodologia implantada fundamenta-se no estudo de análise de conteúdo dos relatórios de gestão através do Grounded Theory (Teoria Fundamentada em Dados) para desenvolver um modelo de mensuração de divulgação dos ativos intangíveis para a avaliação da qualidade da divulgação dos relatórios anuais.
Resultados: Os resultados da análise demonstram baixos níveis de aderência aos RI no período de 2018 a 2020, evoluindo significativamente nos três últimos anos (2021 a 2023). A acessibilidade evoluiu nos três últimos anos. A concisão variou entre 20, 40, 43 e 67% em média nos seis anos. Os ativos intangíveis demonstraram tendências para os ativos humanos, enquanto os ativos de inovação ficaram em segundo, os ativos de estruturais em terceira e os ativos de relacionamento em última colocação. Surpreendentemente, o menor índice de qualidade dos ativos intangíveis são relacionais em todo o período nos relatórios de gestão.
Contribuições do Estudo: O impacto deste estudo possibilita avaliar as tendências institucionais, com relação à aplicação dos ativos intangíveis, pontos fracos e fortes, e desenvolver a qualidade na divulgação dos relatórios de gestão para a tomada de decisão.
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