Política de dividendos e criação de valor: um estudo no mercado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n1ID15509Palavras-chave:
Política de dividendos. Criação de Valor. Dados em painel.Resumo
Objetivo: O objetivo do estudo foi testar a relação entre a política de dividendos, representada pelos indicadores payout, dividend yield e dividendos a pagar, e a criação ou destruição de valor para o acionista, representada, nesse caso, pelo indicador Economic Value Added (EVA).
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, na qual se buscou por meio de coleta de informações, cálculo de variáveis e testes econométricos atingir o objetivo proposto. A amostra compôs-se de 223 empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa. Levantou-se dados dessas empresas no período de 1º/1/1998 a 31/12/2016, os quais foram analisados por meio do software Stata utilizando dados em painel.
Resultados: No geral, os resultados mostraram que as empresas que retêm maior parcela do lucro criam mais valor para os acionistas, pois minimizam o custo em relação à busca de outras fontes externas de financiamento. Mostraram ainda que a maior parte das empresas analisadas não foram eficientes na criação de valor no período analisado, revalidando assim as hipóteses discutidas em trabalhos anteriores.
Contribuições do Estudo: O trabalho é relevante, pois relaciona uma das decisões mais importantes no contexto empresarial, que é a distribuição dos dividendos, com uma das mais difundidas métricas de verificação de criação de valor, o EVA. Além disso, contribui para o aprofundamento de estudos a respeito de política de dividendos e o EVA, que, mesmo separadamente, configuram um importante tema para as finanças corporativas. Por fim, o estudo permitiu verificar a criação ou destruição de valor durante um longo período de tempo: de 1998 a 2016.
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