Política de dividendos e criação de valor: um estudo no mercado brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n1ID15509

Palavras-chave:

Política de dividendos. Criação de Valor. Dados em painel.

Resumo

Objetivo: O objetivo do estudo foi testar a relação entre a política de dividendos, representada pelos indicadores payout, dividend yield e dividendos a pagar, e a criação ou destruição de valor para o acionista, representada, nesse caso, pelo indicador Economic Value Added (EVA).

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, na qual se buscou por meio de coleta de informações, cálculo de variáveis e testes econométricos atingir o objetivo proposto. A amostra compôs-se de 223 empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa. Levantou-se dados dessas empresas no período de 1º/1/1998 a 31/12/2016, os quais foram analisados por meio do software Stata utilizando dados em painel.

Resultados: No geral, os resultados mostraram que as empresas que retêm maior parcela do lucro criam mais valor para os acionistas, pois minimizam o custo em relação à busca de outras fontes externas de financiamento. Mostraram ainda que a maior parte das empresas analisadas não foram eficientes na criação de valor no período analisado, revalidando assim as hipóteses discutidas em trabalhos anteriores.

Contribuições do Estudo: O trabalho é relevante, pois relaciona uma das decisões mais importantes no contexto empresarial, que é a distribuição dos dividendos, com uma das mais difundidas métricas de verificação de criação de valor, o EVA. Além disso, contribui para o aprofundamento de estudos a respeito de política de dividendos e o EVA, que, mesmo separadamente, configuram um importante tema para as finanças corporativas. Por fim, o estudo permitiu verificar a criação ou destruição de valor durante um longo período de tempo: de 1998 a 2016.

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Biografia do Autor

José Erasmo Silva, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutorando em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), graduado em administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), tem formação em Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista 360º e analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching e atua como empresário no setor de serviços desde 2008

Levi Morgan Morgan, Professor do Instituto Adventista de Ensino - UNASP

Doutorando e Mestre Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.

Professor do Instituto Adventista de Ensino - UNASP

Programa de Pós-Graduação em Administração - Bloco 07 - Campus Taquaral

Rodovia do Açúcar, km 156, nº 7000

Caixa Postal 68

13423-170 - Piracicaba – SP

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9193242758682981

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9483-6420

Telefone: (19) 31241659

Maria José de Camargo Machado Machado, Professora na Universidade Metodista de Piracicaba e coordenadora do curso de MBA em Finanças e Controladoria. Professora dos cursos de MBA - PECEGE - ESALQ/USP e da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI

Professora na Universidade Metodista de Piracicaba e coordenadora do curso de MBA em Finanças e Controladoria. Professora dos cursos de MBA - PECEGE - ESALQ/USP e da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI

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ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8323-5934

Telefone: (19) 31241659

Maria Imaculada de Lima Montebelo Montebelo, Professora da Universidade Metodista de Piracicaba. Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Professora da Universidade Metodista de Piracicaba.

Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

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13423-170 - Piracicaba – SP

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7631205843933802

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8785-5911

Telefone: (19) 31241659

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Publicado

20-11-2018

Como Citar

SILVA, J. E.; MORGAN, L. M.; MACHADO, M. J. de C. M.; MONTEBELO, M. I. de L. M. Política de dividendos e criação de valor: um estudo no mercado brasileiro. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 77–97, 2018. DOI: 10.21680/2176-9036.2019v11n1ID15509. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/15509. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial (S1)