Transparência da prestação de contas dos gastos públicos nos governos municipais: um estudo de caso no Estado de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n2ID21524

Palavras-chave:

LRF, Transparência Pública; Prestação de Contas.

Resumo

Objetivo: Identificar os municípios goianos que cumprem os dispositivos legais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) quanto a transparência das prestações de contas da gestão pública no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2018.

Metodologia: Com características descritivas, o estudo realizou consultas em sites das prefeituras, Tribunais de Contas da União (TCU), Estados e Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A coleta de dados foi realizada por meio de check-list construído com base nos dispositivos legais atuais, e correios eletrônicos aos responsáveis pela publicidade de cada município quando não encontrado os dados. O instrumento de análise utilizado foi a estatística descritiva, coeficiente de correlação de Pearson e Spearman e Qui-Quadrado (associação de Pearson).

Resultados: Concluiu-se que não há uniformidade da informações entre os municípios, apesar de transcorrido dezoito anos de promulgação da LRF; os municípios goianos cumprem parcialmente as exigências legais; há municípios que não possuem  site próprio e não disponibilizam link de acesso ao portal da transparência em suas homepages; há municípios que não publicam os instrumentos de planejamento orçamentários (PPA, LDO e LOA), bem como a prestação de contas da realização da receita e execução das despesas orçamentárias. Em alguns casos, foi encontrado dificuldades na identificação do link no portal da transparência em suas homepages, e assim optou-se ao envio de e-mail aos responsáveis indagando sobre os resultados.

Contribuições: O estudo contribui para a gestão do governo do Estado de Goiás, motivo pelo qual financiou a pesquisa por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG); para a literatura específica, porque apresenta estudo empírico sobre regulações com mais de dezoito anos de vigência e fomenta discussão para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celma Duque Ferreira, Federal University of Goiás (UFG).

PhD Student in Accounting at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Adjunct Professor in the Accounting Department at the Federal University of Goiás (UFG).

Gilberto Crispim, Federal University of Goiás (UFG).

PhD Student in Accounting at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Adjunct Professor I in the Department of Administration at the Federal University of Goiás (UFG).

Fabrícia Silva da Rosa, Federal University of Santa Catarina (UFSC).

PhD in Production Engineering (UFSC). Graduate and Postgraduate Professor of Accounting in Federal University of Santa Catarina (UFSC).

Luiz Alberton, Federal University of Santa Catarina (UFSC).

PhD in Production Engineering (UFSC). Graduate and Postgraduate Professor of Accounting in Federal University of Santa Catarina (UFSC).

Referências

Akutsu, L., Pinho, J. A. G. (2002). Sociedade da informação, accountability e democracia delegativa: investigação em portais de governo no Brasil. Revista de Administração Pública, 36(5), pp. 471-493.

Alt, J. E., Lassen, D. D. (2006). Fiscal transparency, political parties, and debt in OECD countries. European Economic Review, 50(6), pp. 1.403-1.430

Alt, J. E.; Lassen, D. D.; Rose, S. (2006). The causes of fiscal transparency: evidence from the U.S. states. IMF Staff Papers, 53, pp. 30-57.

Armstrong, E. (2005). Integrity, Transparency and Accountability in Public Administration: Recent Trends, Regional and International developments and Emerging Issues. Economic & Social Affairs. United Nations. August.

Batista, D. G., Miranda, A. M. (2015). Controle da administração pública: fator de responsabilidade Fiscal. Revista Pensar acadêmico. 1(1). DOI. ttps://doi.org/10.21576/rpa.2005v1i1.1046

Bezerra Filho, J. E. (2008). Contabilidade Pública: teoria, técnica de elaboração de balanços e questões. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Bobbio, N. (2000). O futuro da democracia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm.

Campos, A. M, (1990). Accountability: quando poderemos traduzi-la para o português? Revista de Administração Pública, 24.

Conselho Federal de Contabilidade. (2008). Resolução 1.128, de 21 de novembro de 2008. Aprova a NBC T 16.1 – Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação.

Controladoria Geral da União. (2007). Manual de Controle Interno: Um guia para a implementação e operacionalização de unidades de controle interno governamentais. Governo Federal.

Costa, M. C.; Voese, S. B.; Espejo, M. M. dos S. B. (2009). Controladoria pública e controle social: análise sobre os mecanismos de combate à corrupção no Brasil. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília, 75. pp. 83-95.

Cruz, F. R. (2001). Lei de responsabilidade fiscal comentada. 2.ed. São Paulo: Atlas.

Feiten, P. R.; Rech, J. (2016). O Endividamento das Autarquias Locais em Portugal na Ótica da Lei 73/2013 e a Lei Complementar 101/2000 Brasileira- Municípios e a Administração Pública, Revista de Direito Brasileira, 16(6), pp. 200-214.

Figueiredo, C. M. C. (2001). Comentários à Lei de Responsabilidade Fiscal. Recife: Nossa Livraria, 2001.

Franco, L. G.; Rezende, D. A.; Figueredo, F. C.; Nascimento, C. (2012). Transparência na divulgação da contabilidade pública municipal paraense no ambiente da internet. XXXVI Encontro da ANPAD.

Gregory, R. (1995). Accountability, responsibility and corruption: managing the public production process, In Boston J. (ed.), The State Under Contract, Wellington: Bridget Willians Press.

Guadagnin, A. (2011). A transparência na gestão pública: uma análise da sua concretização em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo. (Trabalho de conclusão de curso). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

Haubert, M. (2013). Congresso em Foco. Dilma defende transparência para o setor privado também. Recovered from http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/dilma-defende-transparencia-para-setor-privado-tambem/.

Henriques, H. L., & Alcantara, D. G. G. (2012). A transparência como instrumento de combate aos desvios de recursos públicos: um estudo de caso no município de Campina Grande-PB. (Curso de especialização em gestão pública municipal). Universidade Federal da Paraíba UFPB, João Pessoa, PB, Brasil

INESC. Instituto de Estudos Socioeconomicos (2011). Transparência orçamentária nas capitais do Brasil. Brasília, DF

Lei 4.320 (1964). Estatui normas gerais de direito financeiro. de 17 de março de 1964. Recovdered from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm.

Lei 9.755, (1998). Criação de home page na internet, 16 de dezembro de 1998. Recovered from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9755.htm.

Lei Complementar 131. (2009). Acrescenta dispositivos a Lei 101/00, 27 de maio de 2009. Recovered from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp131.htm.

Lei de Responsabilidade Fiscal. (2000). Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Recovered from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm.

Loureiro, M. R. & Abrúcio, F. L. (2002). Incrementalismo, negociação e accountability: Análise das reformas fiscais no Brasil. Em o Estado numa era de reformas: Os anos FHC (Parte 2). Coleção Gestão Pública, 7. Brasília.

Martins, D. S., Coelho, F. B., Almeida, F. M. M. (2012). A importância da implantação do portal da transparência pública na prefeitura municipal de Dores do Rio Preto/ES. Anais do IX Simpósio de excelência em gestão e tecnologia, Rezende, RJ, Brasil, IX. Recovered from http://www.aedb.br/seget/artigos12/22716555.pdf.

Mattei, R. E. V. (2007). As práticas de transparência governamental sobre as contas Públicas do Ministério Público de Santa n Catarina (Trabalho de conclusão de curso). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.

Mendes, G. F., & Branco, P. G. G. (2012). Curso de direito 192 constitucional. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012

Menezes, I. S. (2016). O Patrimonialismo Característico da Administração Pública Brasileira e a Gestão da Informação e do Conhecimento do Setor Público: memória institucional, prodigalidade de treinamento e cúpula organizacional “politizada”, Revista de Direito Brasileira, 13(6), pp. 04-18

Mosher, F. (1968). Democracy and the public service. New York, Oxford University.

Oliveira, A. G., Carvalho, H. A., Corrêa, D. P. (2013). Governança Pública e Governabilidade: Accountability e Disclosure Possibilitadas pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público como Instrumento de Sustentabilidade do Estado. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, (7) 1, pp. 91-104

Oliveira, M. J. L. (2014). Comprometimento organizacional e regime de remuneração: estudo em uma carreira pública de auditoria fiscal. Rev. Adm. Mackenzie [online]. 15(5), pp. 72-101.

Pinho, J. A. G. (2006). Accountability em portais estaduais e municipais no Brasil: realidades distantes das promessas. Encontro Nacional de Administração Pública e Governo, São Paulo.

Platt Neto, O. A., Cruz, F. R., Flávio, R. R., Sandra, Ensslin, L. (2016). Publicidade e transparência das contas públicas: obrigatoriedade e abrangência desde princípios na administração pública brasileira. Contabilidade Vista & Revista. 18(1).

Ramkumar, V.; Shapiro, I. (2011). Guide to transparency in government budget reports: why are budget reports important, and what should they include? Washington: International Budget Partnership (IBP).

Ribeiro, C. P. D. P.; Zuccolotto, R. (2014). The hidden face of Leviathan: fiscal transparency in brazilian municipalities and its socioeconomic determinants and tax. Enfoque: Reflexão Contábil, 33(1), pp. 37-52.

Sacramento, A. R. S. (2013). Contribuições da Lei de Responsabilidade Fiscal para o avanço da Accountability no Brasil. ANPAD, RJ, Brasil. Recovered from http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2004/GPG/GPG2447.pdf.

Santana Junior, J. J. (2008). Transparência fiscal eletrônica: uma análise dos níveis de transparência apresentados nos sites dos poderes e órgãos dos estados e do Distrito Federal no Brasil. (Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis), Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Santin, J. R. (2017). Estado, Constituição e Administração Pública no Século XXI: novos desafios da cidadania e do Poder Local. Belo Horizonte: Arraes.

Santin, J. R., Pereira, A. S., Camargo, E. J. B. (2017). Administração pública municipal e lei de responsabilidade fiscal: gastos e receitas públicas. Revista de Direito Brasileira 17(7), pp. 108-124

Santin, J. R.; Cardoso, L. (2016). Nepotismo e práticas clientelísticas: uma visão histórica do poder local no Brasil. Estudios históricos (Rivera), 16, pp. 1-17.

Secretaria do Tesouro Nacional. (2013). Transferências Voluntarias. Recovered from http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/transferencias_voluntarias.asp.

Souza, A. A., Boina, T. M., Avelar, E. W., Avelar, A. A., Gomes, P. L. R. (2008). Evidenciação contábil nos municípios mineiros: atendimento ao artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Congresso Brasileiro de Contabilidade. Gramado, RS, Brasil, 18º.

Souza, F. J. V., Barro, C. C., Araújo, F. R. A. (2013). City administration transparency index: a study of the most populous cities in Rio Grande do norte state/ Indice de transparencia municipal: um estudo nos municipios mais populosos do Rio Grande do norte /Indice de transparencia municipal: un estudio en los municipios, mas poblados de Rio Grande do norte. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade. 3(3).

Stiglitz, J. (2002). Transparency in Government. In: The Right to Tell – The Role of Mass Media In Economic Development. Washington, DC: The World Bank.

Tinoco, J. E. P. (2001). Balanço Social: Uma Abordagem da Transparência e da Responsabilidade Pública das Organizações. São Paulo, Editora Atlas.

Tolentino et al. (2002). Lei de responsabilidade fiscal: dificuldades e benefícios da implementação e operacionalização na micromesorregião de Bocaiúva. Unimontes Científica, Montes Claros, 3(3).

Tribunal de Contas da União. (1999). Instrução Normativa nº 28, de 5 de maio. Estabelece regras para a implementação da homepage Contas Públicas, de que trata a Lei nº 9.755/98.

Urbinati, N. (2006). O que torna a representação democrática? Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 67, 2006.

Viccari Junior, A. (1993). Comentários à lei n. 4.320: normas gerais de direito financeiro, orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. São Paulo: Atlas.

Zuccolotto, R.; Teixeira, M. A. C. (2015). The causes of fiscal transparency: evidence in the Brazilian states. Revista Contabilidade & Finanças, 25, pp. 242-254

Zuccolotto, R.; Teixeira, M. A. C.; Riccio, E. L. (23014). Transparência: reposicionando o debate. Revista Contemporânea de Contabilidade, 55(11), pp. 137-158

Publicado

01-07-2020

Como Citar

CELMA DUQUE FERREIRA; GILBERTO CRISPIM; FABRÍCIA SILVA DA ROSA; LUIZ ALBERTON. Transparência da prestação de contas dos gastos públicos nos governos municipais: um estudo de caso no Estado de Goiás. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.21680/2176-9036.2020v12n2ID21524. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/21524. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção 7: Internacional (S7)