Identificação dos fatores determinantes na formação do preço do açaí a partir da ótica dos seus batedores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2024v16n2ID32917

Palavras-chave:

Estratégias de precificação, Custos, Mercado, Açaí, Região Metropolitana de Belém

Resumo

Objetivo: Identificar os fatores essenciais para a determinação do preço do litro do açaí na Região Metropolitana de Belém (RMB), segundo a ótica de seus batedores.

Metodologia: Pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas de forma presencial com batedores de açaí, na RMB. As informações coletadas foram tratadas com análise de conteúdo, com a utilização do software ATLAS.Ti 8, em três categorias de análise: fatores determinantes para a precificação com base em custos; fatores determinantes para a precificação com base em mercado; fatores determinantes para a precificação com base em custos e mercado. A partir dessas três categorias ocorreu a descrição dos fatores e variáveis.

Resultados: Concluiu-se que os batedores de açaí pesquisados adotam predominantemente estratégias para a formação de preço tendo como fatores determinantes ligados a custos, em contraponto aos determinantes baseados em fatores de mercado, utilizando registros e métodos de formação de preços inadequados, fundamentados apenas na experiência e necessidade percebida, carecendo de treinamento e educação formal na área em estudo, chamando atenção para necessidade de apoio por parte de órgãos de fomento ao empreendedorismo e definição de políticas públicas para desenvolvimento e aprimoramento da atividade de produção da polpa do açaí em Belém e região.

Contribuições do Estudo: Sob uma ótica teórica, esta pesquisa contribui para o estudo e discussão de abordagens de formação de preço de venda. Como contribuição prática, esta pesquisa enfatiza o fruto do açaí nos estabelecimentos pertencentes à metrópole paraense, favorecendo o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos empreendimentos locais. Por fim, dado que o açaí é um produto alimentício de significância cultural e econômica para a RMB, esta pesquisa contribui socialmente ao retratar e trazer para a discussão a realidade da gestão desses negócios.

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Biografia do Autor

Anderson Roberto Pires e Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-graduação Lato sensu em Controladoria e Contabilidade pela FEAPA, em Docência do Ensino Superior pelo CESUPA. MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito da Amazônia e Desenvolvimento Regional pelo NAEA/UFPA. Professor Assistente II da Faculdade de Ciências Contábeis da UFPA. Pesquisador da área contábil e financeira.

Jorge Lucas Castro Furtado, Universidade Federal do Pará

Bracharel em Ciências Cont´ábeis

Elyany da Silva Amador, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Ciências Contábeis

Márcia Athayde Moreira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) – Professora da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

SILVA, A. R. P. e; FURTADO, J. L. C.; AMADOR, E. da S.; MOREIRA, M. A. . Identificação dos fatores determinantes na formação do preço do açaí a partir da ótica dos seus batedores. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 346–365, 2024. DOI: 10.21680/2176-9036.2024v16n2ID32917. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/32917. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)