CAUSAS DA ROTATIVIDADE DE EMPREGADOS EM ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS: UM ESTUDO MULTICASO

Autores

  • Alex Eckert Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Giovana Caregnato Orsso Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Marlei Salete Mecca Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Roberto Biasio Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n2ID7301

Palavras-chave:

Rotatividade. Escritórios de Contabilidade. Gestão de Recursos Humanos.

Resumo

A rotatividade é o fluxo de entradas e saídas de empregados constantes em uma empresa. Essa movimentação é um fenômeno que vem sendo alvo de pesquisas, visto que essa rotatividade, na maioria das vezes, não é interessante para as empresas. Diante disso, o objetivo deste estudo é diagnosticar as causas que levam a rotatividade de colaboradores em escritórios de contabilidade. Para atingir este objetivo realizou-se um estudo de caso múltiplo junto aos gestores e funcionários de alguns escritórios de contabilidade localizados na cidade de Caxias do Sul-RS. O levantamento foi realizado com base na aplicação de dois questionários, um que o dirigido aos gestores, que foi aplicado através de entrevista estruturada e o outro foi enviado aos funcionários para que os mesmos respondessem de forma escrita, com posterior devolução. A pesquisa, de caráter descritivo, foi analisada quantitativamente e qualitativamente, considerando-se os dados obtidos a partir das respostas dos questionários. Os principais resultados indicam que existe a necessidade na revisão na forma de remuneração dos empregados, bem como a análise de novas estratégias para as condições motivacionais do ambiente de trabalho.

nos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Alex Eckert tem Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2006), Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2002) e é doutorando em Administração pelo PPGA UCS/PUCRS. É professor de graduação e pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul - UCS, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis no Câmpus de São Sebastião do Caí (CVALE), integrante do Núcleo de Pesquisa Estudos de Internacionalização e autor do livro Teoria da Contabilidade para o Exame de Suficiência.

Referências

BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Comprometimento organizacional: um balanço dos resultados e desafios que cercam essa tradição de pesquisa. Revista de administração de empresas, v. (33)3, p. 52-64, maio-junho, 1993.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. 242 p. ISBN 858791815-X.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. xxxii, 457 p. ISBN 853520427X.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela. Métodos de pesquisa em administração. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. 640 p. + 1 CD-ROM ISBN 8536301171.

CRC-RS. Serviços. Disponível em: http://www.crcrs.org.br/. Acesso em 25 de maio de 2014.

DUTRA, Joel Souza. Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de

ECKERT, Alex. Teoria da contabilidade para o exame de suficiência do CFC para bacharel em Ciências Contábeis. São Paulo: EDIPRO, 2011. 176 p. ISBN 9788572837873.

GIL, Antônio Carlos. Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 221 p. ISBN 8522432937.

GRECO, Alvísio Lahorgue; AREND, Lauro Roberto. Contabilidade: teoria e prática básicas. 9. ed. Porto Alegre: Sagra - D.C. Luzzatto, 2001. 450 p. ISBN 8524104627.

IVANCEVICH, John M. Gestão de recursos humanos. 10. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. xvii, 574 p. ISBN 9788586804809.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008. xiii, 277 p. ISBN 9788522451524.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 5. ed. rev. São Paulo: Futura, 2002. 332 p. ISBN 8574130265.

NAKAGAWA, Masayuki. Accountability: a razão de ser da contabilidade. Rev. contab. finanç, São Paulo, v. 18, n. 44, ago. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo. php? Script=sci_arttext&pid=S1519-70772007000200001&lng=pt&nrm=ISO>. Acessos em 24 jun. 2014. http://dx.doi.org/10. 1590/S1519-70772007000200001

NEVES, José Luis. Caderno de pesquisas em administração: Pesquisa Qualitativa- características, usos e possibilidades. São Paulo, v. 1, n 3, segundo semestre 1996.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade básica fácil. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. xi, 400 p. ISBN 9788502087293.

ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Tim; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2010. xxvi, 633 p. ISBN 9788576055693.

SESCON-RJ. Notícias. Disponível em: http://www.sescon-Rj.org.br/2008/imagem_arquivo/arquivos/1130.PDF em 08 de junho de 2014

SILVA, Glênio Luiz da Rosa e. Controle do Turnover: como prevenir e demitir com responsabilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. 51 [10] p. (Coleção recursos humanos) ISBN 8573033029.

THOMÉ, Irineu. Empresas de serviços contábeis: estrutura e funcionamento. São Paulo: Atlas, 2001. 178 p. ISBN 8522428026.

WAGNER, John A.; HOLLENBECK, John R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. xviii, 496 p. ISBN 9788502085497.

Downloads

Publicado

11-07-2017

Como Citar

ECKERT, A.; ORSSO, G. C.; MECCA, M. S.; BIASIO, R. CAUSAS DA ROTATIVIDADE DE EMPREGADOS EM ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS: UM ESTUDO MULTICASO. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 80–100, 2017. DOI: 10.21680/2176-9036.2017v9n2ID7301. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/7301. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS