Variações sobre momentos de dança
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v3i2.10917Palavras-chave:
Tempo, dança, corpo, historicidade, conteúdo da obraResumo
De quais temporalidades o corpo que dança é vetor? Quais processos, quais durações, quais momentos são ativados na criação coreográfica ? Quais são as ligações e as diferenças entre o conteúdo de uma obra e seu contexto? A quais valores estéticos um pesquisador em dança se refere? Este texto apresenta reflexões sobre as interações entre o corpo e o tempo, baseando-se em várias obras. Igualmente, questiona as relações entre suas temporalidades específicas e aquelas da sociedade na qual são produzidas. A partir duma abordagem próxima ao proposto pelo filósofo Michel Foucault, no artigo, questiona-se, sobretudo, o uso recorrente das danças tradicionais em criações contemporâneas. Como conclusão, aponta-se para a necessidade dum aprofundamento das noções da contemporaneidade, pós-modernismo e pós-modernidade, afim de enriquecer-se a compreensão dos desafios estéticos da dança.
Tradução para o português, por Cássia Navas
Downloads
Referências
ANDREWS, Jérôme. La danse profonde, de la carcasse à l’extase. Pantin: Centre National de la Danse, 2016, p. 85.
BARTHES, Roland. Roland Barthes par Roland Barthes. Paris: Seuil, 1975.
CUNNINGHAM, Merce. Entretien avec Lise Brunel. Chroniques de l’art vivant, n°34, novembre 1972, p. 26.
DELEUZE, Gilles. Deux régimes de fous. Paris: Les Éditions de minuit, 2003, p. 361.
FONTAINE, Geisha. Les danses du temps. Pantin: Centre National de la Danse, 2004, traduzido para o espanhol: Las danzas del tiempo, Buenos Aires: Centro Cultural de la Cooperación, 2012.
FONTAINE, Geisha. Millibar, une ritournelle chorégraphique, Repères – Cahiers de danse, #35, avril 2015, pp. 30,31.
FONTAINE, Geisha. Such a little thing. DanceHouse Diary, #5, July-October 2013, Australia, pp. 3-5.
FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits. Paris: Gallimard, 1994, tomo IV, p. 580.
GENET, Jean. Lettres à Roger Blin. Paris: Gallimard,1966, p. 18.
JAMESON, Fredric. Postmodernism, or The Cultural Logic of Late Capitalism, Durham: Duke University Press, 1991.
KANT. Critique de la raison purê. Paris: PUF, 1984, p. 408.
ROSA, Hartmut. Accélération, une critique sociale du temps. Paris: La Découverte, 2010.
SUQUET, Annie. L’éveil des modernités – une histoire culturelle de la danse. Pantin: Centre national de la danse,
VEYNE, Paul. Foucault, sa pensée, sa personne. Paris: Le livre de poche, 2010, p. 45.
YATES, Frances A., The Art of Memory, 1966.
ZEAMI. La tradition secrète du Nô. Paris: Gallimard, 1960. (Ver o livro 1: Remarques sur les exercices âge par âge.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.