Variações sobre momentos de dança
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v3i2.10917Palavras-chave:
Tempo, dança, corpo, historicidade, conteúdo da obraResumo
De quais temporalidades o corpo que dança é vetor? Quais processos, quais durações, quais momentos são ativados na criação coreográfica ? Quais são as ligações e as diferenças entre o conteúdo de uma obra e seu contexto? A quais valores estéticos um pesquisador em dança se refere? Este texto apresenta reflexões sobre as interações entre o corpo e o tempo, baseando-se em várias obras. Igualmente, questiona as relações entre suas temporalidades específicas e aquelas da sociedade na qual são produzidas. A partir duma abordagem próxima ao proposto pelo filósofo Michel Foucault, no artigo, questiona-se, sobretudo, o uso recorrente das danças tradicionais em criações contemporâneas. Como conclusão, aponta-se para a necessidade dum aprofundamento das noções da contemporaneidade, pós-modernismo e pós-modernidade, afim de enriquecer-se a compreensão dos desafios estéticos da dança.
Tradução para o português, por Cássia Navas
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