Escrever “a dança” em antropologia: a violência da pesquisa na ponta da caneta

Autores

  • Mahalia Lassibille Université de Paris 8 –Vincennes Saint Denis

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v3i2.10919

Palavras-chave:

Antropologia da dança, escrita, notação, etnografia, Peuls WoDaaBe, Níger

Resumo

Escrever é uma atividade central em antropologia da dança, mas não é um ato neutro nem inocente. O movimento apresenta desafios na transferência para o papel, e expõe o antropólogo aos riscos etnocêntricos. Como ele pode ultrapassar os mecanismos de categorização que construíram seu conhecimento e tendem a orientar seu olhar? Como ele pode dar conta de práticas e usar formas gráficas que transformam o conteúdo estudado? Em que o ato de “escrever a dança” pressupõe uma parte inevitável de violência? Para abordar estes diferentes aspectos, um ângulo de reflexão será desenvolvido a partir de questões levantadas durante a escrita sobre as danças dos Peuls WoDaaBe do Níger. O desafio é associar as problemáticas da escrita na dança e na antropologia, e pensar as relações entre a questão colocada e as ferramentas utilizadas, o movimento e o signo, o pesquisador e os agentes.

Tradução para o português: Joana Ribeiro da Silva Tavares e Marito Olsson-Forsberg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mahalia Lassibille, Université de Paris 8 –Vincennes Saint Denis

Mahalia Lassibille é Professora do Departamento de Dança da Universidade de Paris VIII. Antropóloga da dança especializada na África, realizou pesquisas de campo sobre as danças dos Peuls WoDaabe do Níger, combinando o estudo dos contextos ditos “tradicional”, “cênico” e “turístico”, tendo em vista suas dinâmicas políticas e de identidade. Realiza atualmente pesquisas sobre o uso das categorias em dança, particularmente “dança tradicional africana”, “dança africana contemporânea” e seus efeitos coreográficos. Ela é membro da equipe de pesquisa “Análise do discurso e práticas em dança” do Laboratório MUSIDANSE (EA 1572) e membro associado da URMIS “Migração e sociedades” (UMR 205). Ela é vice-presidente da Associação de Pesquisadores em Dança e do conselho editorial do periódico Recherches en danse.

Referências

BERNARD, Michel. Esquisse d’une théorie de la perception du spectacle chorégraphique. De la création chorégraphique. Pantin: Centre National de la Danse, 2001, p. 95-100.

BLACKING, John. Movement, Dance, Music, and the Venda Girls’ Initiation Cycle. In: SPENCER, Paul (dir.). Society and the dance. The social anthropology of process and performance. Cambridge/New York: Cambridge University Press, 1985.

BOVIN, Mette. Nomads who cultivate beauty. WoDaaBe dances and visual arts in Niger. Uppsala, Sweden: Nordiska Afrikainstitutet, 2001.

BRANDT, Henry. Nomades du soleil. Lausanne: Guilde du Livre/Clairefontaine, 1956.

CHALLET-HAAS, Jacqueline. Cinétographie Laban [1981]. Crépy-en-Valois: Centre National d’Ecriture du Mouvement, 1986.

CLIFFORD, James. De l’autorité en ethnographie. Le récit anthropologique comme texte littéraire, [1983]. L’ethnographie. N°90-91, t. 79, 1983, p. 87-118.

DOQUET, Anne. Les masques dogon. Ethnologie savante et ethnologie autochtone. Paris: Karthala, 1999.

DUPIRE, Marguerite. Peuls nomades. Etude descriptive des WoDaaBe du Sahel Nigérien, [1962]. Paris: Karthala, 1996.

ESTREICHER, Zygmunt. Chants et rythmes de la danse d’hommes Bororo. Bulletin de la Société Neuchâteloise de géographie, t. 51, fasc. 5, Nº 10, 1954-55, p. 57-93.

EVANS-PRITCHARD, E. Edward. La danse, [1928]. La femme dans les sociétés primitives (et autres essais d’anthropologie sociale). Paris: P.U.F., 1971, p. 154-168.

GEERTZ, Clifford. Ici et là-bas. L’anthropologue comme auteur, [1988]. Paris: Metaillié, 1996.

GINOT, Isabelle. La critique en danse contemporaine: théories et pratiques, pertinences et délires. Habilitation à diriger des recherches dirigée par Jean-Pierre Olive. Université Paris VIII, 2006

GODARD, Hubert. Le geste et sa perception. In: GINOT, Isabelle et MICHEL, Marcelle. La danse au XXe siècle. Paris: Larousse, 2002, p. 235-241.

GONZALES, Philippe. Présentation » du Chapitre 2 « (D)écrire : catégorisation, prise de notes et écriture. CEFAÏ, Daniel (dir.). L’engagement ethnographique. Paris: Édition de l’École des Hautes Études en Sciences Sociales, 2010, p. 109-128.

GOODY, Jack. La raison graphique. La domestication de la pensée sauvage. Paris: Éditions de Minuit, 1979.

HANNA, Judith Lynn. To dance is human. A theory of non verbal communication. Austin: University of Texas Press, 1979.

HUTCHINSON-GUEST, Ann. Dance notation. The process of recording dance on paper. London, Dance Books, 1984.

KAEPPLER, Adrienne. La danse selon une perspective anthropologique, [1978]. Nouvelles de danse, N°34-35, 1998, p. 24-46.

KAEPPLER, Adrienne. Structured movement systems in Tonga. SPENCER, Paul (dir.). Society and the dance. The social anthropology of process and performance. Cambridge/New York, Cambridge University Press, 1985, p. 92-118.

KAEPPLER, Adrienne. Méthode et théorie pour l’analyse structurale de la danse avec une analyse de la danse des îles Tonga, [1972]. GRAU, Andrée et WIERRE-GORE, Georgiana (dir.). Anthropologie de la danse. Genèse et construction d’une discipline. Pantin: Centre National de la Danse, 2005, p. 189-220.

KEALIINOHOMOKU, Joann. Une anthropologue regarde le ballet occidental comme une forme de danse ethnique [1969]. Nouvelles de danse, N°34-35, 1998, p. 47-67.

KILANI, Mondher. L’invention de l’autre. Essai sur le discours anthropologique, [1994]. Lausanne: Payot, 2000.

KURATH P., Gertrude. Panorama de l’ethnologie de la danse [1960]. GRAU, Andrée et WIERRE-GORE, Georgiana (dir.). Anthropologie de la danse. Genèse et construction d’une discipline. Pantin: Centre National de la Danse, 2005, p. 43-76.

LASSIBILLE, Mahalia. Arriver/partir. GLON, Marie et LAUNAY, Isabelle (dir.). Histoires de gestes. Arles: Actes Sud, 2012, p. 147-163.

LASSIBILLE, Mahalia. Quando la memoria dell’etnologo vacilla. Oblio, confronto e riappropriazione di una ricerca. NORDERA, Marina et FRANCO, Suzanne (dir.). RicorDanze: memoria in movimento e coreografie della storia. Torino: UTET, 2010, p. 267-285.

LASSIBILLE, Mahalia. La possession chez les WoDaaBe du Niger: maladie, danse, spectacle. Du choix catégoriel du chercheur. MESTRE, Claire, GÉRY, Marion, GÉBER, Marcelle. Arts soins, les frontières imaginées. Grenoble: La Pensée Sauvage, 2015.

LAUNAY, Isabelle, MENICACCI, Armando. Petites notes sur la notation de la danse. Funambules, N°5, 1997, p. 31-41.

LENCLUD, Gérard. La tradition n’est plus ce qu’elle était. Terrain, 1987, N°9, p. 110-123.

LENCLUD, Gérard. Quand voir, c’est reconnaître. Les récits de voyage et le regard anthropologique. Enquête, N°1, 1995, p. 113-129.

LOMAX, Alan. Folk song style and culture. A staff report on cantometrics. Washington: American Association For the Advancement of Science, N° 88, 1968.

LONCKE, Sandrine. Geerewol. Musique, danse et lien social chez les Peuls nomades wodaabe du Niger. Nanterre: Société d’Ethnologie, 2015.

OLIVIER DE SARDAN, Jean-Pierre. Possession, affliction et folie: les ruses de la thérapisation. L’homme, tome 34, N°131, 1994, p. 7-27.

ROYCE PETERSON, Anya. The anthropology of dance, [1977]. Bloomington/London: Indiana University Press, 1980.

SACHS, Curt. Histoire de la danse. Paris: Gallimard, 1938.

SEYDOU, Christiane. Dictionnaire pluridialectal des racines verbales du peul. Paris: Karthala, 1998.

SAID, Edward. L’orientalisme. L’Orient créé par l’Occident, [1978]. Paris: Seuil, 2005.

VAN ZILE, Judy. Noter la danse: comment et pourquoi ?, [1999]. GRAU, Andrée et WIERRE-GORE, Georgiana (dir.). Anthropologie de la danse. Genèse et construction d’une discipline. Pantin: Centre National de la Danse, 2005, p. 221-234.

Downloads

Publicado

18-12-2016

Como Citar

LASSIBILLE, M. Escrever “a dança” em antropologia: a violência da pesquisa na ponta da caneta. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 27–43, 2016. DOI: 10.36025/arj.v3i2.10919. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/10919. Acesso em: 23 abr. 2024.