O gesto do olhar do espectador contemporâneo: nem santo nem bode, emancipado

Autores

  • Martha de Mello Ribeiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v4i2.11998

Palavras-chave:

Gesto do olhar, Espectador-santo, Espectador emancipado

Resumo

O artigo problematiza o gesto do olhar do espectador contemporâneo à luz das discussões sobre o real em sua relação instável com o artifício. Observa-se uma critica ao olhar que atravessa a história do teatro ocidental até os dias de hoje, propondo saídas ou soluções estéticas para uma crise que se adensa na atualidade, especialmente a partir dos estudos dos filósofos J. Baudrillard e A. Badiou. Na medida em que a própria distinção entre realidade e representação se perde, o espectador inserido no núcleo do problema se torna alvo de pressões, sendo questionado em sua posição, polarizado entre “santo” ou “bode”. Junto a Rancière buscamos desmitificar a crença do espectador passivo para encontrar o espectador emancipado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha de Mello Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Diretora Teatral e Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Departamento de Arte. Coordena as seguintes linhas de pesquisa: “Pirandello Contemporâneo” e “Paisagem e retrato como dispositivos na cena teatral contemporânea”. Realizou na Università di Bologna, Pós-Doutorado em teatro (bolsa Capes-Brasil 2015-2016)

Referências

AGOSTINHO, Santo. Confissões. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005.

ALLEGRI, Luigi. La teatralità medievale. In_ Breve storia del teatro per immagini. Roma: Carocci editore, 2015.

BADIOU, Alain. Em busca do real perdido. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2017.

BAUDRILLARD, Jean. Senhas. Rio de Janeiro: Difel, 2001.

_______. As estratégias fatais. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

DEBORD, Guy. Sociedade dos espetáculos.

HASTINGS, James. Dictionary of the Bible. New York: C. Scribners Sons, 1909.

KIRBY, Michael. Happening. Bari: Donato editore, 1968.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Palo: Perspectiva, 1999.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

RIBEIRO, Martha. Espanto e Reconhecimento na peça didática “A decisão”: tentativas para entrever o modo de experiência do espectador no teatro contemporâneo. Revista Sala Preta, V.14, n.1 (2014). http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p104-112

SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Porto Alegre LPM, 1987.

TASSINARI, Alberto. O Espaço Moderno. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2001

ZIZEK, Slavoj. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bomtempo editorial, 2011.

Downloads

Publicado

10-04-2018

Como Citar

RIBEIRO, M. de M. O gesto do olhar do espectador contemporâneo: nem santo nem bode, emancipado. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 067–077, 2018. DOI: 10.36025/arj.v4i2.11998. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/11998. Acesso em: 19 nov. 2024.