O gesto do olhar do espectador contemporâneo: nem santo nem bode, emancipado

Autores

  • Martha de Mello Ribeiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v4i2.11998

Palavras-chave:

Gesto do olhar, Espectador-santo, Espectador emancipado

Resumo

O artigo problematiza o gesto do olhar do espectador contemporâneo à luz das discussões sobre o real em sua relação instável com o artifício. Observa-se uma critica ao olhar que atravessa a história do teatro ocidental até os dias de hoje, propondo saídas ou soluções estéticas para uma crise que se adensa na atualidade, especialmente a partir dos estudos dos filósofos J. Baudrillard e A. Badiou. Na medida em que a própria distinção entre realidade e representação se perde, o espectador inserido no núcleo do problema se torna alvo de pressões, sendo questionado em sua posição, polarizado entre “santo” ou “bode”. Junto a Rancière buscamos desmitificar a crença do espectador passivo para encontrar o espectador emancipado.

 

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Biografia do Autor

Martha de Mello Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Diretora Teatral e Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Departamento de Arte. Coordena as seguintes linhas de pesquisa: “Pirandello Contemporâneo” e “Paisagem e retrato como dispositivos na cena teatral contemporânea”. Realizou na Università di Bologna, Pós-Doutorado em teatro (bolsa Capes-Brasil 2015-2016)

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Publicado

10-04-2018

Como Citar

RIBEIRO, M. de M. O gesto do olhar do espectador contemporâneo: nem santo nem bode, emancipado. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 067–077, 2018. DOI: 10.36025/arj.v4i2.11998. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/11998. Acesso em: 21 dez. 2024.