A condição inter e transdisciplinar da arte na cultura contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v4i1.12048Palavras-chave:
Arte, Cultura, Produção, Historicidade, Walter BenjaminResumo
A produção, o sistema e os circuitos das artes não são mais o que costumavam ser há poucas décadas. O emaranhado do campo das artes, que inclui não apenas sua produção já heteróclita, mas também todas as suas redes de exposição, recepção e mercado, tornou-se densamente complexo. Portanto, antes de demonizar o que muitos chamam de cacofonia das artes, é preciso considerar as conjunturas de sua historicidade, a heterogeneidade dos papeis de sua inserção nos ambientes socioculturais contraditórios, paradoxais e conflituosos do nosso tempo. Em meio ao turbilhão da produção e circulação artística na contemporaneidade, este artigo busca seus fundamentos na concepção benjaminiana do artista como produtor, uma concepção que só é inteligível se levarmos em consideração, ainda com Benjamin, a historicidade inalienável da arte.
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