A condição inter e transdisciplinar da arte na cultura contemporânea

Autores

  • Maria Lucia Santaella Braga Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v4i1.12048

Palavras-chave:

Arte, Cultura, Produção, Historicidade, Walter Benjamin

Resumo

A produção, o sistema e os circuitos das artes não são mais o que costumavam ser há poucas décadas. O emaranhado do campo das artes, que inclui não apenas sua produção já heteróclita, mas também todas as suas redes de exposição, recepção e mercado, tornou-se densamente complexo. Portanto, antes de demonizar o que muitos chamam de cacofonia das artes, é preciso considerar as conjunturas de sua historicidade, a heterogeneidade dos papeis de sua inserção nos ambientes socioculturais contraditórios, paradoxais e conflituosos do nosso tempo. Em meio ao turbilhão da produção e circulação artística na contemporaneidade, este artigo busca seus fundamentos na concepção benjaminiana do artista como produtor, uma concepção que só é inteligível se levarmos em consideração, ainda com Benjamin, a historicidade inalienável da arte.

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Biografia do Autor

Maria Lucia Santaella Braga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP

Pesquisadora 1 A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. 

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Publicado

13-08-2017

Como Citar

SANTAELLA BRAGA, M. L. A condição inter e transdisciplinar da arte na cultura contemporânea. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 48–58, 2017. DOI: 10.36025/arj.v4i1.12048. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/12048. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte