Design urbano e as rupturas da arte contemporanea na anarcoarquitetura de Gordon Matta-Clark

Autores

  • Mayra Ferreira Mártyres Alexander Universidade Anhembi Morumbi
  • Mirtes Marins de Oliveira Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v7i1.12391

Palavras-chave:

Design Urbano, Arte, Arquitetura de Paisagem, Gordon Matta-Clark, Museu

Resumo

O presente artigo busca elaborar um paralelismo, e possíveis conexões e antagonismos, entre uma perspectiva modernista que enfatiza as cidades projetadas e a produção artística de Gordon Matta-Clark (1943-1978), que durante a década de 1970 questionou a utilização do espaço urbano por oposição ao modelo de urbanização modernista e em contexto do capitalismo daquela década. A descaracterização das cidades, reestruturadas com finalidades de fluxo das mercadorias, seu consumo e privilégio de classes sociais ligadas à tais interesses, também apontou para o debate acerca do patrimonio cultural. Este cenário levou a uma pesquisa em duas áreas, uma focada na captação de eventuais rupturas ocorridas na arte contemporânea relacionadas à urbanização, e a segunda, questionando os conceitos tradicionais de museus sobre a apropriação do espaço público, possibilitando assim, uma reflexão sobre novas funções dos museus neste contexto.

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Biografia do Autor

Mayra Ferreira Mártyres Alexander, Universidade Anhembi Morumbi

Mayra F. Mártyres Alexander é arquiteta e designer gráfica. Doutora e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Iluminação e Design pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Trabalhou como Chefe de Divisão de Análise e Projetos na Fundação Cultural do Municipio de Belém, DEPH, Brasil.

Mirtes Marins de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi

 

Mirtes Marins de Oliveira é curadora e crítica, mestre e doutora em Educação: História e Filosofia (PUC-SP). É docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e Pós-Doutora pela FE-USP (2016-2018). É pesquisadora colaboradora na FE-USP (2020). Participou, em 2015, do livro "Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998”, da coleção Exhibition Histories (Afterall). Organizou, com Fabio Cypriano, o livro “Histórias das Exposições: Casos Exemplares”, pela EDUC (2016). Autora de “The body and the opus as a witness of times” sobre o trabalho de Letícia Parente, publicado em Schor, Gabriele. The feminist avant-garde. Art of the 1970s. The Sammlung Verbund Collection. Vienna, 2017.

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Publicado

30-05-2020

Como Citar

ALEXANDER, M. F. M.; MARINS DE OLIVEIRA, M. C. Design urbano e as rupturas da arte contemporanea na anarcoarquitetura de Gordon Matta-Clark. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.36025/arj.v7i1.12391. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/12391. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte