Tecnoestética, interlocuções e afecções entre arte-vida
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v4i2.13454Palavras-chave:
Arte contemporânea. Hibridismo. Tecnoestética. Multidisciplinar. Corpo.Resumo
Este texto aborda questões associadas à produção artística contemporânea de caráter híbrida. Para tanto, a partir das experiências vivenciadas junto aos trabalhos selecionados para esta discussão, percebemos que os mesmos foram conduzidos por articulações de caráter multidisciplinares. Verificamos então, a existência de atravessamentos conceituais e escolhas técnicas associadas às ideias compartilhadas entre arte, espiritualidade, ciência e vida. Todo trabalho, escolhido neste recorte, apresenta uma tecno-estética estrategicamente elaborada para atender aos objetivos presentes em cada processo criativo, seja pelo uso de tecnologias dos materiais, métodos científicos, apropriação de materiais “simbolicamente potentes” ou criação de objetos como representantes de signos transcendentais, metaforicamente identificados em suas formas.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e memória, ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CAMPOS, Marcelo. Escultura contemporânea no Brasil. Salvador: EPP, 2016.
DEWEY, John. Art as Experience. New York: Perigee Books, 1938.
PASSERON, René. Da estética à poïética. In: Porto Arte, Porto Alegre, V.8, n.15, 1997.
HUBERMANN, Didi. A sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
GOLDSTEIN, Gabriela. La experiencia estética, escritos sobre psicoanálisis y arte. Buenos Aires: Del Estante, 2005.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Tradução Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
SIMONDON, Gilbert. Sobre a tecno-estética: Carta a Jacques Derrida. In: ARAÚJO, Hermetes Reis de. Tecnociência e Cultura, ensaios sobre o tempo presente. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpos de passagem, ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
WARR, Tracey. The artists’ body. Londres: Phaidon, 2000.
ZAMBONI, Silvio. A Pesquisa Em Arte, um Paralelo Entre Arte e Ciência. Campinas: Autores Associados, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.