Design dos periódicos de Artes

Autores

  • Marc Barreto Bogo Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v5i1.17194

Palavras-chave:

Design, Periódicos de artes, Sistema de identidade visual, Projeto gráfico editorial, Diagramação

Resumo

Um projeto gráfico bem desenvolvido pode conferir visibilidade, consistência editorial, organização visual e uma identidade própria aos periódicos do campo das Artes. Visando esclarecer o processo de elaboração de um projeto de design editorial, diferenciamos aqui três conceitos relativos às etapas da resolução gráfica de um periódico: (1) o “sistema de identidade visual”, (2) o “projeto gráfico editorial” e (3) a “diagramação”. Esse processo é exemplificado com as etapas de desenvolvimento de um periódico específico (a revista Orfeu). Por fim, tratamos ainda dos diferentes formatos contemporâneos, tanto impressos quando digitais, bem como da dinâmica entre a permanência e a mudança que marca o cenário editorial. O artigo foi apresentado no V Encontro Art Research Journal e II Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Artes, realizado no Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo, nos dias 26 e 27 de maio de 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marc Barreto Bogo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em co-tutela com a Université de Limoges (UNILIM, França), professor colaborador no curso de Design Gráfico da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS, PUC-SP). É designer gráfico formado pela UDESC e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atua principalmente nos seguintes temas: design gráfico, livros, objeto literário, equipamentos culturais, Semiótica de Greimas e Sociossemiótica.

Referências

BHASKARAN, Lakshmi. What is publication design? Mies, Switzerland: RotoVision, 2006.

CALDWELL, Cath; ZAPPATERRA, Yolanda. Design editorial: jornais e revistas. Tradução de Edson Furmankiewicz. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

GREIMAS, Algirdas Julien. O contrato de veridicção. In: Sobre o sentido II: Ensaios semióticos. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Nankin, Edusp, 2014. p. 115-125.

HEILBRUNN, Benoît. A logomarca. Tradução de Paulo Neves. 1. reimp. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2004.

OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de. A leitura do jornal como experiência sensível. Revista ANPOLL, n. 21, p. 165-200, 2006.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.

SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. 2. ed. Tradução de Elisabeth Leone. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

Downloads

Publicado

08-05-2019

Como Citar

BOGO, M. B. Design dos periódicos de Artes. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 57–66, 2019. DOI: 10.36025/arj.v5i1.17194. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17194. Acesso em: 29 mar. 2024.