Pedagogia de si: poética do aprender no teatro ritual

Autores

  • Karyne Dias Coutinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Robson Haderchpek Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v6i1.17381

Palavras-chave:

Artes cênicas, Teatro ritual, Improvisação, Pedagogia de si, Poéticas do aprender

Resumo

Tecendo-se conexões multidisciplinares entre arte, filosofia e educação, as duas questões centrais que inspiram esse trabalho são: Que formas de aprender podem ser vividas no teatro ritual? Como o caráter improvisacional do jogo ritual pode nos fazer falar sobre poéticas do aprender, que fluem pela experiência? Tais questões se inserem no contexto de uma residência artística desenvolvida no México, a partir da qual se propõe neste texto uma elaboração em torno da ideia de pedagogia de si, que foi se desenhando nas práticas de improvisação realizadas nos laboratórios de criação da referida experiência. Entendida como uma poética do aprender característica do Arkhétypos Grupo de Teatro, a ideia de pedagogia de si emergiu em meio à construção da dramaturgia dos encontros, instigando um certo tipo de experimentação que se faz de si mesmo na relação que se estabelece com os outros.

Palavras-chave: Artes Cênicas. Teatro Ritual. Improvisação. Pedagogia de Si. Poéticas do Aprender.

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Biografia do Autor

Karyne Dias Coutinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente realiza pesquisa de Pós-Doutorado no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), junto ao Grupo Performatividades e Pedagogias. É pesquisadora e professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atua nos cursos de licenciatura do Departamento de Artes e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e em Artes Cênicas (PPGARC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Poéticas do Aprender: conexões entre arte e educação. E-mail: kdiascoutinho@gmail.com.

Robson Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Robson Carlos Haderchpek é Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo realizado pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, Áustria (2015). É ator, diretor, pesquisador e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atua no curso de licenciatura em Teatro e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGARC), do Departamento de Artes (DEART). Foi presidente da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Gestão 2017-2018) e integrou o Comitê do Plano de Cultura da UFRN em 2015 coordenando o Programa “Circuito Cultural da UFRN”. É membro dos Grupos de Pesquisa: CIRANDAR, NACE e ÍMAN, e diretor do Arkhétypos Grupo de Teatro. E-mail: rob_hader@yahoo.com.br.

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Publicado

12-12-2019

Como Citar

COUTINHO, K. D.; HADERCHPEK, R. Pedagogia de si: poética do aprender no teatro ritual. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.36025/arj.v6i1.17381. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17381. Acesso em: 21 dez. 2024.