Os artistas como pesquisadores na virada pedagógica da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.17383

Palavras-chave:

Artista pesquisador, Virada pedagógica, Investigação baseada em arte, Formação de professores de arte, Educação em artes visuais

Resumo

Este artigo apresenta um estudo da história das políticas de formação de artistas e professores de arte no Brasil com o objetivo de entender o contexto em que a ideia de artista pesquisador aparece e como se relaciona com o surgimento da virada pedagógica na arte contemporânea. Ambos movimentos colocam em questionamento o sentido de uma formação acadêmica nos moldes das ciências e apontam sobre as metodologias de investigação baseadas em arte (IBA). Essas mudanças desenham possibilidades para a prática e ensino da arte que merecem ser observadas em função das potencialidades e desafios da formação desses profissionais na perspectiva do contexto latino americano contemporâneo. Propõem-se nessas bases algumas ações concretas a esse respeito na educação superior.

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Biografia do Autor

Tatiana Fernández, Universidade de Brasília (UnB)

Tatiana Fernández (María del Rosario Tatiana Fernández Méndez) é Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB). A sua área de atuação é a formação de professores de artes visuais com pesquisa em Pedagogias Culturais e Educação em Visualidades por meio de metodologias de investigação e de ensino baseadas em arte e permeadas pelos estudos em cultura visual, feministas, teoria queer, estudos descoloniais, transculturais e multiculturais, políticas identitárias, Arte Participante e a relação entre arte, tecnologia e educação. Participa dos grupos de pesquisa Transviações: Visualidade e Educação (CNPq); Pesquisa de desenvolvimento metodológico e capacitação para governança e gestão pública da empregabilidade no Brasil – Programa de Empregabilidade: Qualifica Brasil; e As Estradas Reais do Brasil: Mapeando a A/r/tografia por meio de Narrativas Transnacionais em Rotas de Relevâncias Históricas e Culturais. Dirige os projetos de pesquisa Pedagogias descolonizadoras na educação em visualidades e Metodologias de ensino baseadas em arte.

Rosana de Castro, Universidade de Brasília (UnB)

Rosana de Castro (Rosana Andréa Costa de Castro) é Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB). A sua área de atuação é a formação de professores de artes visuais com pesquisa sobre o ensino das artes visuais na educação básica. Sua pesquisa se centra em arte e educação estética, educação em visualidades, tecnologias digitais e o ensino da arte, arte e psicologia do histórico-cultural do desenvolvimento humano. É pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, membro do Grupo Transviações: Visualidades e Educação (CNPq) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Participa do grupo de pesquisa As Estradas Reais do Brasil: Mapeando a A/r/tografia por meio de Narrativas Transnacionais em Rotas de Relevâncias Históricas e Culturais. É membro do Fórum Permanente de Professores da Licenciatura em Artes Visuais - VIS/IdA/UnB e Chefe do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

FERNÁNDEZ MÉNDEZ, M. del R. T.; COSTA DE CASTRO, R. A. Os artistas como pesquisadores na virada pedagógica da arte. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 6, n. 2, 2020. DOI: 10.36025/arj.v6i2.17383. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17383. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte