ABRACE: 20 anos – Celebrando a diversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v6i1.17413

Palavras-chave:

ABRACE, Artes cênicas, História, Memória, Pesquisa

Resumo

O presente artigo traça um relato histórico da ABRACE –Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas que em 2018 completou 20 anos de existência. Rememorar a trajetória da ABRACE em seus aspectos nostálgicos, políticos, éticos e estéticos foi a tônica dessa mesa comemorativa que partilhou através da memória alheia a trajetória dessa Associação.  Certamente que nessas memórias fatos se perderam, outros foram esquecidos, pessoas desapareceram e foi selecionado aquilo que interessava ser lembrado. Além dessas memórias traz um relato sucinto do que a Associação tem realizado além das reuniões cientificas e dos congressos, bem como levanta a questão de como a ABRACE tem discutido a questão docente e o fortalecimento do ensino de Arte, em especial das Artes Cênicas no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-Doutor em Artes (UNESP “Júlio Mesquita Filho”), Doutor em Educação (UFRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN) e do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR); é professor dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArc) e Pós-Graduação em Ensino de Artes (PROFARTES) da UFRN. E-mail: marciliov26@hotmail.com; souvyer@yahoo.com.br

Referências

ABRACE. Como pesquisamos? Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador, BA, 2001.

_________. Os trabalhos e os dias das artes cênicas: ensinar, fazer e pesquisar dança e teatro e suas relações. Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

IZQUIERDO, Ivan. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MEMÓRIA ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2017.

RAMOS, Luiz Fernando (Org.). Arte e Ciências: abismos de rosas. São Paulo: ABRACE, 2012.

RICŒR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

Downloads

Publicado

23-10-2019

Como Citar

VIEIRA, M. de S. ABRACE: 20 anos – Celebrando a diversidade. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.36025/arj.v6i1.17413. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17413. Acesso em: 1 fev. 2023.