ABRACE: 20 anos – Celebrando a diversidade
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v6i1.17413Palavras-chave:
ABRACE, Artes cênicas, História, Memória, PesquisaResumo
O presente artigo traça um relato histórico da ABRACE –Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas que em 2018 completou 20 anos de existência. Rememorar a trajetória da ABRACE em seus aspectos nostálgicos, políticos, éticos e estéticos foi a tônica dessa mesa comemorativa que partilhou através da memória alheia a trajetória dessa Associação. Certamente que nessas memórias fatos se perderam, outros foram esquecidos, pessoas desapareceram e foi selecionado aquilo que interessava ser lembrado. Além dessas memórias traz um relato sucinto do que a Associação tem realizado além das reuniões cientificas e dos congressos, bem como levanta a questão de como a ABRACE tem discutido a questão docente e o fortalecimento do ensino de Arte, em especial das Artes Cênicas no país.
Downloads
Referências
ABRACE. Como pesquisamos? Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador, BA, 2001.
_________. Os trabalhos e os dias das artes cênicas: ensinar, fazer e pesquisar dança e teatro e suas relações. Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
IZQUIERDO, Ivan. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MEMÓRIA ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2017.
RAMOS, Luiz Fernando (Org.). Arte e Ciências: abismos de rosas. São Paulo: ABRACE, 2012.
RICŒR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marcilio de Souza Vieira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.